Governador assina termo de compromisso para construção de fábrica de insulina em Simões Filho


Em visita a capital da Ucrânia para cumprir agenda de trabalho, na manhã desta terça-feira (29), o governador Rui Costa fez a assinatura oficial do termo de compromisso com a empresa ucraniana Indar, responsável pela implantação do laboratório que produzirá insulina em parceria com a BahiaFarma. A fábrica será sediada no Centro Industrial de Aratu, localizado em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

A informação foi publicada pelo governador nas redes sociais logo após a assinatura do termo de compromisso. “Acabamos de assinar protocolo importante, da transferência de tecnologia e da implantação da unidade de produção na Bahia”.

A parceria entre o Governo da Bahia e a empresa Indar resultará na construção do laboratório que produzirá o medicamento utilizado no controle do diabetes e terá capacidade para atender a demanda do Ministério da Saúde em nível nacional e será o primeiro laboratório do Nordeste a produzir a insulina.

“A fábrica será construída sem dúvida nenhuma e a insulina brasileira terá acesso ao mercado por um preço bem acessível”, informou o presidente da empresa ucraniana Liubov Viktoriyna Vyshnevska.

Para o governador baiano a implantação da fábrica representa uma economia significativa para o país, já que o medicamento passará a ser adquirido por um preço bem mais acessível, além de facilitar a logística de distribuição. “É um passo importante para a saúde pública do Brasil”, acrescentou Rui.

O cronograma do acordo prevê que dentro de três anos a fábrica fique pronta. O investimento será de R$ 250 milhões com capacidade de produzir 25 milhões de frascos por ano, maior que a quantidade produzida na Ucrânia, estimada em 15 milhões frascos por ano.