Fogo Simbólico passa por Simões Filho com destino à Salvador; veja como foi


Após sair da cidade de Cachoeira na última sexta-feira (30) e realizar a trilha histórica por cidades da região metropolitana, o Fogo Simbólico chegou a Simões Filho na manhã desta segunda-feira (1º), sendo recepcionado pelo prefeito Diógenes Tolentino e demais autoridades municipais, na Praça da Bíblia, no Centro da cidade, que marca oficialmente a abertura das comemorações alusivas ao Dois de Julho, Dia da Independência da Bahia.

O símbolo da união dos povos na luta pela independência da Bahia chegou a Simões Filho pelas mãos dos atletas e comitiva da cidade de Candeias ao som das fanfarras locais e diante de salva de palmas do público presente durante a recepção.

A solenidade que era tradicionalmente realizada no Pavilhão do Fogo Simbólico, localizado na Praça da Bandeira, mais uma vez aconteceu em frente a Câmara de Vereadores.

Estiveram presentes na cerimônia, além do prefeito e do vice Sid Serra, a primeira-dama do município e deputada estadual Kátia Oliveira, o presidente da Câmara, Orlando de Amadeu, vereadores, secretários municipais, demais autoridades civis e militares, lideranças políticas e a sociedade civil.

No ato cívico, foram realizados o acendimento da pira do Fogo Simbólico, entregue ao gestor simõesfilhense pelas mãos do prefeito de Candeias, Dr. Pitágoras e o protocolo de passagem, com hasteamento das bandeiras e execução dos hinos Nacional, do 2 de Julho e de Simões Filho.

A tocha com a chama deixou Cachoeira (a 116 km de Salvador) na sexta-feira (29) e passou por Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias até chegar em Simões Filho, de onde a tocha segue com destino ao bairro de Pirajá, em Salvador.

Independência da Bahia

Para marcar os festejos pela Independência da Bahia, que culminou na Independência do Brasil, Simões Filho recebe no dia 01 de julho, a chama heróica representa os ideais de liberdade, através do tradicional Fogo Simbólico. A passagem faz parte das comemorações da data magna da Bahia, no dia 2 de Julho.

O2 de julho é a data cívica mais importante para a Bahia. Neste ano, a Bahia vai comemorar 196 anos do início do movimento que começou em 1821 e terminou em 2 de julho de 1823, decretando a independência do Estado baiano em plena guerra da independência brasileira. A Independência da Bahia veio quase um ano após a Independência do Brasil, que é reconhecida em 7 de Setembro de 1822.

Confira as imagens dos principais momentos de celebração da Independência da Bahia em Simões Filho:


Fotos Danilo Canuto