Após sair da cidade de Cachoeira na última sexta-feira (30) e realizar a trilha histórica por cidades da região metropolitana, o fogo simbólico chegou à Simões Filho na manhã deste sábado (01), sendo recepcionado pelo prefeito Diógenes Tolentino e demais autoridades municipais, na Praça da Bíblia.
O símbolo da união dos povos na luta pela independência da Bahia chegou a Simões Filho pelas mãos dos atletas e comitiva da cidade de Candeias, sob o som das fanfarras locais e salva de palmas do público presente. Neste ano, é celebrado o 194º aniversário da Independência.
No ato cívico foram realizados o acendimento da pira do Fogo Simbólico, entregue ao gestor simõesfilhense pelas mãos do prefeito de Candeias, Dr. Pitágoras e o protocolo de passagem, com hasteamento das bandeiras e execução dos hinos Nacional, 2 de Julho e Simões Filho.
A grande novidade, é que o evento tradicionalmente realizado no Pavilhão do Fogo Simbólico, este ano aconteceu em frente a Câmara de Vereadores. Às 13h a comitiva seguiu com os atletas do município conduzindo a chama até o bairro de Pirajá em Salvador.
Estiveram presentes além do prefeito e do vice Sid Serra, a primeira-dama do município Kátia Oliveira, o presidente da Câmara, Genivaldo Lima, vereadores, secretários municipais e sociedade civil.
Em 1822, a cidade de Cachoeira foi palco da luta pela Independência do Brasil na Bahia. O governo português enviou para a cidade do Recôncavo Baiano tropas para reprimir o movimento separatista.
Os conflitos começaram em Cachoeira, tomaram outras cidades do recôncavo até chegar na capital soteropolitana.
Confira os principais momentos de celebração da independência da Bahia em Simões Filho:
Deixe seu comentário