De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abrirá a partir das 12h desta terça-feira, até o próximo dia 10, o processo de inscrição para os estudantes que querem pleitear financiamento em cursos de instituições privadas de ensino superior.
Para concorrer a uma das vagas, é preciso acessar o site do programa que no total, oferecerá 150 mil financiamentos com uma taxa efetiva de 6,5% ao ano , segundo dados do MEC. O Fies é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.
O Fies oferece financiamento a estudantes em cursos de instituições privadas de ensino superior, com percentual de financiamento definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. O candidato deve ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.
A oferta de vagas do Fies dá prioridade aos cursos de engenharias, formação de professores e áreas de saúde, além de valorizar os cursos com melhores índices de qualidade em avaliações do MEC.
Para candidatar-se ao Fies os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino não gratuitas cadastradas no programa, além de ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a redação.
Todas as operações de adesão das instituições de ensino, bem como de inscrição dos estudantes são realizadas pela internet, o que traz comodidade e facilidade para os participantes, assim como garante a confiabilidade de todo o processo.
Deixe seu comentário