Falta de quórum na Câmara de Simões Filho deixa vereador revoltado: “Pode ter sido retaliação”


A 27ª sessão ordinária que deveria acontecer na tarde desta terça-feira (03) na Câmara de Vereadores de Simões Filho, não foi realizada por falta de quórum. Apenas 08 dos 19 edis estiveram presentes em tempo hábil.

Entre a pauta que estava prevista para a sessão, 01 projeto de Lei e 10 indicações seriam lidas e votadas, além da leitura da ata da sessão anterior e da palavra franqueada, quando os edis utilizam a tribuna para comentar sobre assuntos relevantes ocorridos durante a semana.

Para o vereador Sandro Moreira, a ausência dos edis representa a falta de compromisso dos parlamentares para com a população simõesfilhense, tendo em vista que a sessão acontece só uma vez na semana e é de extrema relevância para atender as principais demandas das comunidades.

“Infelizmente mais uma vez na nossa Casa Legislativa não houve quórum pra realizar a sessão que só acontece uma vez na semana. Eu entendo que houve falta de compromisso. Houve falta de comprometimento com a população”, disse ele.

Sandro iria apresentar a indicação de nº 188/2017, que solicita ao Poder Executivo a construção de uma Praça, no distrito de Pitanga de Palmares, no largo da Igreja de São Gonçalo em homenagem ao falecido “Binho do quilombo”, brutalmente assassinado no último mês de setembro.

Imagem relacionada

Sandro Moreira acredita ter sofrido alguma retaliação por parte dos vereadores que não compareceram a sessão e lembrou da trajetória de contribuições que o líder quilombola dedicou ao município.

“Talvez tenha havido uma retaliação acerca da indicação que eu estaria fazendo hoje para a construção da Praça de Pitanga de Palmares. Seria uma justa homenagem ao saudoso Binho do Quilombo que acabou deixando de ser feita hoje. Ele era um guerreiro e contribuiu muito para a nossa cidade”, comentou.

Moreira ressaltou ainda a participação de Bernadete na plenária e revelou o desejo de cumprir uma antiga promessa do Executivo para com a líder quilombola e ex-secretária de Igualdade Racial de Simões Filho.

“Nós estávamos hoje apresentando uma indicação para que o Executivo realizasse dentro de uma promessa que já havia sido feita à senhora Bernadete, Mãe de Binho e que infelizmente, por falta de quórum hoje não pode ocorrer”, salientou.

Após a suspensão da sessão, Moreira chegou a discutir com Everton Paim e disse que se trata de desrespeito, uma vez que, o vereador chegou após o período estabelecido no regimento interno como tolerância para o início da sessão.

“A falta de respeito é quando o parlamentar tem um único dia na semana para participar da sessão e acaba não comparecendo no horário regimental. Eu entendo que o povo merece respeito, merece ser prestigiado e nós estamos aqui pra discutir os problemas da cidade, que inclusive são muitos”, concluiu ele.

Dentro do horário previsto estavam presentes os vereadores Canjirana, Del, Sandro Moreira, Deni da Metalúrgica, Elimário, Orlando de Amadeu, Neco e Manoel Carteiro. Atrasados chegaram Everton Paim, José Arnoldo e Laércio Valentin. Todos com o broche rosa em alusão a campanha de combate ao câncer de mama. Essa é a terceira vez no ano vigente que a sessão é cancelada por falta de quórum.