Exemplo de luta; Saiba porque Glória de Mapele será intitulada Cidadã Simõesfilhense


O distrito de Mapele, na zona rural do município de Simões Filho, rico em belezas naturais e em iguarias da culinária local que conquistam o paladar dos visitantes, também agrega figuras importantes da história do município, que nem sempre são reconhecidas pelo restante da população.

Um exemplo dessas ilustres personalidades que muito têm de serviço prestado ao município e que boa parte das comunidades desconhecem, é a senhora Maria Glória dos Santos, carinhosamente chamada de Dona Glória.

Dona Glória é uma enfermeira recentemente aposentada que foi uma das pioneiras a atuarem na saúde pública da região. A futura cidadã Simõesfilhense, que receberá o título no dia 07 de Novembro do ano corrente, tem uma bagagem vasta e exemplar em seu currículo profissional.

Glória prestou serviço em diversos postos de saúde da cidade, como no bairro do Cia, Santo Antonio do Rio das Pedras e Aratu. A mesma trabalhou também no antigo Hospital Noêmia Meireles Ramos e no atual Hospital Municipal de Simões Filho.

A indicação

A indicação de nº 197/2017 feita pelo vereador Manoel Conceição (Carteiro) e aprovada pelos demais edis, é uma singela homenagem e reconhecimento por tantos anos dedicados ao município que, apesar de não ser sua terra natal, hoje se mistura com sua trajetória de vida.

Em sua justificativa, Carteiro ressaltou a atuação efetiva de dona Glória como enfermeira comunitária e a influencia dela na implantação da unidade de saúde da família de Mapele, junto ao prefeito da época, Jonga Simões.

“Dona Glória realmente é muito importante pra nossa comunidade. Se nós temos dificuldades com a saúde pública hoje, imagina há 42 anos. Uma mulher que saia às vezes para medir a pressão na casa das pessoas, aplicar injeção, fazer curativa e trabalhou em outros postos da cidade”, disse Carteiro.

O vereador Elimário Lima declarou apoio à indicação do colega e comentou sobre a experiência que teve em realizar serviço social com a cooperação de Glorinha.

“Eu quero parabenizar o nobre colega pela indicação da nossa amiga Glória, que eu tive a oportunidade de trabalhar com ela e fazer um trabalho social visitando as pessoas da comunidade, onde ela fazia um serviço bem feito como enfermeira”, relatou Elimário.

O líder do governo, Orlando de Amadeu se lembrou de quando seu pai foi vereador e pode contar com o apoio político da líder comunitária.

“Eu tive a oportunidade também de trabalhar com essa colega quando meu pai foi vereador e tinha grande apoio político em Mapele. Ela é uma pessoa que faz um belíssimo trabalho e faz por amor. Então, vossa excelência foi muito feliz nessa indicação”, revelou Orlando.

Mais da história

Maria da Glória dos Santos, hoje com 61 anos, reside em Mapele há 42 anos e atualmente é funcionária aposentada pela Prefeitura de Simões Filho, mas nunca se ausentou de ajudar o próximo e ser exemplo de cooperação e referência em prestação de serviço.

Em entrevista exclusiva a reportagem do Mapele News na manhã desta segunda-feira (16), dona Glória se emocionou ao lembrar-se de peças importantes da política baiana que fizeram parte da sua história profissional e pessoal, como o saudoso senador Antonio Carlos Magalhães, o senador Otto Alencar, os ex-prefeitos de Simões Filho Jonga Simões e Edson Almeida, a ex-secretária de educação Mariza Pimentel entre outros.

Glória ainda revelou a gratidão em ser reconhecida como Cidadã Simõesfilhense ainda em vida, porque de acordo com ela, muitos só são homenageados após a morte, quando não mais podem sentir o prestígio da honraria.

“Estou muito grata em saber que os meus pequenos serviços prestados na comunidade e em diversos locais de Simões Filho estão sendo reconhecidos. Eu tive a honra de estar perto e lutar por muitos anos, quando Mapele ainda era um local que nem água tinha, junto com muitos amigos nós conseguimos trazer alguns benefícios para o nosso bairro”, disse ela.

“Hoje eu agradeço muito por poder ter contribuído com a população de Mapele e agora ser lembrada. Eu nunca, jamais me arrependerei de estar ao lado do povo e fazendo pelos mais carentes”, concluiu.