“A história dos três filtros de Sócrates (verdade, bondade e utilidade), nos incita a não permitir que cheguem a nós informações ou mensagens que sejam falsas, que prejudiquem e/ou que sejam inúteis. Aplica-se à fofoca, mas também a tudo o que circula através da mídia e das redes”. Foi inspirado nessas palavras de Sócrates, que o vereador e presidente da Casa Legislativa da cidade de Simões Filho, Eri Costa, desabafou sobre o problema que diversos “covardes” estão fazendo ao usar as redes sociais de forma criminosa para disseminar Fake News.
Segundo Eri, a prática de disseminar inverdades e Fake News, principalmente, através das redes sociais; tem causado suicídio e até mesmo mortes. “Quantas pessoas já se mataram por causa de fake”, disse.
“As redes sociais hoje têm sido um instrumento, às vezes, o mundo real está sendo menos vivido do que o mundo virtual e muitas pessoas utilizam deste instrumento importante, aproveitam-se do anonimato, para que covardemente, criem Fake News, acusando pessoas; levantando falsos testemunhos, e muitas das vezes, não sabemos o desdobramento do que é caluniar uma pessoa”, desabafou Eri.
O parlamentar concluiu dizendo que não agravando a todos, mas se for notícia boa, muitas pessoas não têm nem vontade de compartilhar, entretanto, às vezes, sem verificação, se é verdade ou não, pessoas já querem compartilhar. “E pior, as vezes sabe que é mentira, mas aquela vontade de ‘matar’, vou dizer logo assim, porque a pessoa que não tem saúde mental, ela não tem saúde pra nada”, finalizou.
Eri Costa manifestou o seu desabafo ao comentar sobre o Projeto de Lei de nº 009/2022, de autoria do vereador Roberto Souza, que institui Política Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio no âmbito Municipal de Simões de Filho e dá outras providências.
Deixe seu comentário