Equipe de socorristas recolhem 05 casas de marimbondos em pátio de escola em Simões Filho


A rotina dos alunos da Escola Municipal Luterana Concórdia em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) está afetada desde que apareceram 5 casas de marimbondos em uma árvore que fica localizada no meio do pátio da escola.

Há cerca de dois meses os pequenos insetos vinham tirando o sossego de alunos, professores, funcionários e gestores da unidade escolar que já não sabiam mais a quem recorrer para tentar solucionar o problema.

Em contato com a reportagem do Mapele News, a coordenadora pedagógica, Ana Rita Santos informou que as crianças estavam sedo orientadas a permanecer dentro das salas de aula ou o mais distante possível do pátio, inclusive nos horários de intervalo para evitar possíveis ataques dos marimbondos, mesmo assim, os insetos não deixavam de incomodar e até de oferecer risco a integridade física das crianças.

Ainda segundo a gestora, a Secretaria Municipal de Educação estava ciente do caso e ficou de tomar providências o quanto antes. Uma equipe da Defesa Civil chegou a visitar a escola para averiguar a situação.

Ao saber da dificuldade enfrentada pela comunidade escolar a equipe de socorristas do Bombeiro Motta, voluntariamente se dispôs a resolver a situação e atendendo ao pedido do colegiado realizou a retirada dos insetos na tarde desta quarta-feira (02).

De acordo com o Bombeiro, este tipo de ocorrência é comum em Simões Filho e sempre que possível sua equipe se dispõe a atender aos pedidos para fazer retirada de casas de abelhas e marimbondos. “Este tipo de situação é bastante comum, mas para retirar os insetos realmente tem que ter a vestimenta adequada e uma certa experiência, porque ataque de abelhas e marimbondos pode ser letal”, salientou Motta.

O bombeiro ainda revelou que este tipo de serviço é realizado nos seus dias de folga e por isso nem sempre ele pode atender de imediato, mas afirma que mesmo com todas as dificuldades, inclusive de quem trabalhar de maneira voluntária, sua equipe está a disposição para atender a população sempre que necessário.

Por causa da operação, as aulas do turno vespertino foram suspensas e serão retomadas normalmente nesta quinta-feira (03).