Em último dia do prazo para regularização, eleitores enfrentam o frio e passam a noite na porta do Fórum em Simões Filho


No último dia do prazo para regularização do título, centenas de eleitores de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) passaram a noite na frente do Fórum Professor Josaphat Marinho, onde funciona o Cartório Eleitoral da Comarca Municipal, no Centro da cidade.

Quem transitou pelas ruas do Centro na manhã desta quarta-feira (09), último dia para a atualização e regularização dos dados cadastrais e emissão do título de eleitor, pode perceber a enorme fila de pessoas que passaram a noite à espera do atendimento.

Em Simões Filho, a busca pelo Cartório Eleitoral ficou por conta de quem tinha interesse em fazer o alistamento eleitoral (primeiro título), alteração cadastral, transferência do título para outra cidade ou resolução de alguma pendência.

Por causa do aumento da procura, desde o início do mês de abril os agendamentos para o atendimento foram suspensos e os eleitores passaram a ser atendidos somente por ordem de chegada, mediante entrega de senhas, o que gerou as longas filas na porta do fórum.

Diante do aumento da demanda, o cartório, que antes distribuía 70 fichas para atendimento normal e 10 para o prioritário passou a disponibilizar 100 fichas diárias para a regularização do título, ainda assim, o número de eleitores que procuraram a justiça eleitoral nos últimos dias na cidade superou as expectativas.

Foto: Simões Filho Em Pauta

Quem tem pendências com o título e não conseguiu resolver dentro do prazo poderá ter o documento cancelado e sofrer consequências como não poder participar das Eleições 2018 e ficar impossibilitado de se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles.

Vale salientar que os eleitores da 33ª Zona Eleitoral em Simões Filho ainda não são obrigados a fazer o cadastramento biométrico para participar das eleições em outubro de 2018. O município ainda aguarda a determinação da Justiça Eleitoral para iniciar os plantões de recadastramento.

Foto: Simões Filho Em Pauta