Em Simões Filho, Estudante de curso técnico de nutrição de 29 anos vence concurso Beldade Negra 2019


A estudante do curso técnico de nutrição Marília Barbosa, de 29 anos, foi a vencedora da segunda edição do Concurso Beldade Negra 2019, que ocorreu na cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador.

O evento, que, segundo os organizadores, tem como objetivo valorizar a beleza negra, foi realizado na sexta-feira (7) no Espaço Millennium.

“O coração está a mil. O que tenho para falar para outras meninas negras é que elas podem tudo, pode ser magras, altas, pequenas, grandes. Cada uma tem aquele desejo, aquele dendê dentro do coração. Eu só tenho a agradecer”, disse Marília, bastante emocionada após o resultado.
Ao todo, 15 candidatas participaram do concurso, todas de bairros de Simões Filho e Salvador. A festa foi animada por integrantes da Banda Didá.
O júri foi formado por pessoas ligadas a movimentos negros de combate à intolerância religiosa e à arte.

Entre os integrantes do júri estiveram o presidente e fundador do primeiro bloco afro da Bahia, o Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos, conhecido como Vovô do Ilê, Jorge Washington, ator do Bando de Teatro Olodum, o cantor Tatau e a yalorixá Jaciara Ribeiro, responsável pelo Terreiro Axé Abassá de Ogum e militante combatente da intolerância religiosa.

A instituição Abayomi, que organiza o concurso, tem oito anos. Tem como foco educar, promover a cultura e contribuir para elevar a autoestima das mulheres negras.

“A mulher negra foi ensinada desde muito cedo que o seu cabelo não era bacana e a instituição Entidade Abayomi, em conjunto com várias outras entidades negras, Ilê Aiyê, Olodum, tantos blocos maravilhosos, trazem esse entendimento de aceitação da sua estética. Então, é um momento muito forte, em que a gente diz: ‘Preta, você é linda do jeito que você é'”, afirmou Gabriela Mel, coordenadora da Abayomi.

G1