Em Salvador, aumento das mensalidades escolares para 2017 chega a 28%


Quem já está com o orçamento apertado com filhos na escola particular que se prepare. O ano de 2017 promete apertar ainda mais – por isso a palavra de ordem é economia. O jornal CORREIO ouviu 20 estabelecimentos particulares de Salvador que afirmaram que já têm previsão de aumento para 2017. Destas, 10 estão com reajustes de 5 a 28% sobre a mensalidade atual. Outras 10, que ainda não fecharam os preços, estimam que o reajuste médio seja de 12%.

foto6822

Para contornar a situação e evitar prejuízo, o educador financeiro Edval Landulfo afirma que, antes de tudo, os pais devem ter conhecimento do orçamento doméstico. “Ter consciência dos seus gastos é fundamental. Principalmente agora no final do ano. Algo que pode ajudar é guardar parte do 13º e economizar nos presentes para ter uma reserva”.

Outra alternativa é negociar descontos. “O ideal é fazer isso um pouco antes do período de matrícula para ter descontos maiores. Pagar o primeiro semestre ou o ano com antecedência pode render uma economia de 10% a 15%”.