Em estado gravíssimo, mulher vítima de AVC aguarda no Hospital Municipal de Simões Filho por Regulação do Estado urgente


Uma mulher de 44 anos, moradora de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), necessita com urgência da Central de Regulação do Estado para ter direito a continuar vivendo.

Internada no Hospital Municipal (HMSF) desde o último domingo (26), dona Maria da Conceição da Silva Soares sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) após passar mal em casa e ser socorrida por familiares à unidade de saúde.

A paciente se encontra em estado gravíssimo, na sala vermelha do hospital, onde permanece entubada aguardando transferência para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital de alta complexidade, na capital baiana.

Moradora do bairro Jardim Renatão, Maria é diabética e tem pressão alta. De acordo com os médicos, o quadro dela pode se agravar a qualquer momento e por isso, quantos menos tempo ela esperar pela transferência, maiores são as chances de recuperação.

Em conversa com a equipe de reportagem, a senhora Aleluia Soares da Silva, irmã da paciente fez um apelo para que o Ministério Público ou até mesmo algum médico que tenha essa possibilidade, ajude na regulação de Maria Conceição.

“Minha irmã está aqui internada e o médico disse que se ela continuar aí ela não vai aguentar. Eu queria conseguir uma vaga para transferir ela para Salvador, pro Hospital do Subúrbio, com ajuda do Ministério Público, porque eu não sei o que fazer. Eu preciso de socorro”, disse ela desesperada.

Ainda conforme relato de dona Aleluia, sua irmã está sendo bem assistida no HMSF e tanto a equipe médica como os demais funcionários estão fazendo o possível para garantir mais conforto e comodidade a paciente, no entanto, os recursos não são suficientes.

“Ela está sendo bem atendida, mas o hospital não tem suporte para ela. Várias pessoas já vieram conversar comigo aqui, mas até agora não conseguimos resolver nada. Eu tenho fé que minha irmã vai sobreviver”, completou.