Elimário Lima defende “representatividade feminina” na Câmara em 2024; “as mulheres precisam se envolver”


Um Levantamento feito em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que as mulheres são maioria na população brasileira. No entanto, essa proporção não é refletida na política nacional. Pensando em ajudar a mudar esse cenário em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o ex-vereador e atual coordenador de Agricultura na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Elimário Lima, disse durante entrevista realizada na tarde desta segunda-feira 10/04, ao radialista Ataíde Barbosa, na (Simões Filho FM 87,9), que acredita na força, união e sabedoria das mulheres para mudar esse histórico de só homens legislarem no Parlamento.

Para Lima, as mulheres precisam se envolver mais e deu como exemplo, a atual deputada estadual Kátia Oliveira. Segundo ele, “Kátia era uma conselheira, uma pessoa amiga que vinha apagando os incêndios lá na Câmara quando aconteciam os incêndios”. “Ela já chegava; jogava um balde de água e apagava o fogo e acalmava tudo”, recordou Elimário.

“As mulheres aqui (Simões Filho) não gostam muito de votar em mulheres não, mas desta vez, espero que faça uma ou duas mulheres para embelezar a Câmara também e ter uma pessoa ali sensata como era a vereadora Kátia Oliveira. Precisamos eleger uma mulher sensata, com temperança e equilibrada para que a coisa venha ser uma coisa mesclada: homens e mulheres para representar, apesar que hoje temos consciência que o homem onde ele estiver: na Câmara ou Senado ele vai representar bem as mulheres do nosso país, do estado e do nosso município”, pontuou Elimário Lima.

Perguntado sobre a falta de interesse do público feminino de Simões Filho de fazer parte diretamente da política e buscar uma cadeira na Câmara, Lima foi bastante direto.

“Eu acho que as mulheres precisam se envolver. Falta envolvimento, falta mulheres de estar comprometidas com o processo social e com gente, pessoas que se relacionem com gente, porque tem que gostar de gente, então, essas mulheres ou homens, principalmente as mulheres que estão numa decadência muito grande, principalmente, em Simões Filho, que não tem nenhuma representante da mulher, tem que começar se envolver e buscar o seu espaço para conquistar o espaço na Câmara Municipal como também na Prefeitura, porque na história de Simões Filho só tivemos uma mulher prefeita que foi dona Noêmia Meirelles Ramos”, finalizou.

Atualmente, a Câmara da cidade de Simões Filho é composta por 19 homens.