Eleitores de Simões Filho reclamam de campanhas políticas barulhentas feitas por carros de som


Em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, a poluição sonora é uma das principais insatisfações da população. Em período eleitoral, o alto volume de carros de som tem incomodado moradores, que estão insatisfeitos com a proliferação de veículos de publicidade nas ruas da cidade.

Faltando 33 dias para as eleições municipais, candidatos, principalmente a vereador intensificam as propagandas eleitorais em Simões Filho, causando uma grande poluição sonora. As reclamações de eleitores repercutem nas redes sociais e em contato com a reportagem, criticam o alto volume utilizado pelos carros de som.

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“São muitos carros de som ao mesmo tempo veiculando os jingles de campanha com o som alto. Para quem trabalha no comércio a situação está insuportável. Está difícil até de falar ao telefone e de conversar com os clientes”, disse uma internauta que ainda fez um diagnóstico da situação. “O resultado dessa veiculação sem nenhum controle e programação na tentativa de ganhar eleitores, sem dúvida, só contribui para nos afastar mais ainda dos candidatos, porque essa poluição sonora provoca estresse, aborrecimentos, sem falar que a população está com os nervos à flor da pele”, acrescentou.

De acordo com moradores e alguns eleitores que tem enviado diversas reclamações para o “Mapele News”, a poluição sonora ainda é mais recorrente nas proximidades de escolas e hospital.

Nesta quarta-feira (31), uma informação disseminada, através, do aplicativo WhatsAap, dá conta sobre uma alerta do Juiz Eleitoral que determinou que os proprietários de veículos que estão fazendo a propaganda política, devem diminuir o som ao trafegar em frente ao fórum da cidade.

Uma eleitora chegou a defender que a alerta deveria atingir toda a cidade. “É um som tão alto que muitas das vezes; não conseguimos entender a música”, disse. “Deveriam falar de projetos e propostas”, criticou. “Aqui no Condomínio os carros de som param na porta. Tenho uma filha que é especial e ela se assusta a todo o momento com esses carros e estou sofrendo muito com isso. A lei deveria ser para a cidade inteira”, completou outra internauta.

Os moradores acreditam que é preciso ter um regulamento e fiscalização para coibir os abusos.

Pelas normas vigentes, o som é permitido no volume não superior a 80 decibéis, das 8h às 22h. O Tribunal Regional Eleitoral recomenda que o eleitor, ao se sentir prejudicado pelo som, deve acionar a polícia para providências imediatas. A Resolução 271, editada pelo TRE e trata das parcerias com órgãos de segurança pública, diz em seu artigo 14 que “nas denúncias referentes a volume de som na propaganda eleitoral em desacordo com as regras estabelecidas na Resolução 23.457/2015, os servidores deverão orientar o denunciante a comunicar o fato à Polícia Militar ou ao órgão da prefeitura municipal responsável pelo controle da poluição sonora”.

Ao fazer a denúncia o eleitor precisa informar a localidade onde aconteceu o fato e a partir do registro, uma comissão avalia se há necessidade de diligência e ou de representação imediata contra o candidato. Os reincidentes poderão pagar multa ou até ser excluídos da disputa.