A Prefeitura de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a certificação dos profissionais da Educação, participantes do ciclo de capacitações/formação continuada, para a educação inclusiva e libras.
“A educação é um importante mecanismo de desenvolvimento social e as capacitações visam garantir direitos aos estudantes, o acesso à educação especial/inclusiva. Além disso, fortalece a construção de políticas públicas para inclusão”, destacou Dinha Tolentino, prefeito.
A ação foi desenvolvida junto ao corpo técnico, com vista na qualificação de uma prática inclusiva na sala de aula com alunos público alvo da educação especial, que frequentam as escolas regulares.
“Um marco para o município de Simões Filho, que ganha destaque dentre tantos outros do Brasil. Promover formação continuada na educação inclusiva é valorizar e investir no maior problema enfrentado na efetivação de uma educação de qualidade para todos”, destacou Mariana Lopes, especialista e consultora em educação inclusiva.
As atividades foram aplicadas pela empresa de consultoria Alto-Relevo Educação Inclusiva e entre os assuntos abordados nos 10 módulos, estão a Fundamentos da Educação Especial, Conhecendo o Perfil dos alunos PAEE (Público Alvo da Educação Especial), Currículo e Planejamento na Inclusão Escolar, Como Avaliar o aluno o PAEE, Comunicação e Aprendizado, A Importância da Psicomotricidade na Escola e outros temas relacionados.
Já o curso de Libras, os profissionais contaram com 10 encontros, que cumpriram o objetivo de promover a articulação entre teoria e prática da língua de sinais, com professores surdos mediando a aprendizagem.
Deixe seu comentário