O edital de licitação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) do Subúrbio deve ser lançado entre o fim deste mês e a primeira semana de março de acordo com a previsão confirmada pelo diretor financeiro da Bahiainveste, Ataíde Oliveira.
Até lá, uma comissão analisa as propostas de interessados no financiamento do projeto recebidas pelo edital de chamamento lançado em dezembro pela empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
Também foi contratada a empresa Accenture do Brasil, para prestação de serviços de consultoria e assessoria referente à modelagem técnica e econômico-financeira do projeto do modal. O contrato, válido por seis meses, foi divulgado na última quinta-feira (9) no Diário Oficial do Estado (DOE).
A Accenture do Brasil que foi contratada por inexigibilidade de licitação por R$ 2,465 milhões, irá verificar todos os quesitos necessários para não criar nenhuma limitação, vai identificar eventuais vícios ou obstáculos à continuidade do projeto, além da analisar a viabilidade econômica da implantação do novo modal, que substituirá e ampliará o percurso feito pelos trens do Subúrbio. A empresa vencedora da licitação, por sua vez, deve acrescentar ao material seus próprios estudos.
Essa será mais uma etapa do processo de implantação do VLT de Salvador que irá substituir o atual Trem do Subúrbio, com um projeto que inclui aproximadamente 19 quilômetros de extensão, com 21 paradas, ligando a região do Comércio até Paripe.
No entanto, o traçado prevê a implantação do sistema no trecho Comércio – Calçada e recuperação, melhoria e modernização da infraestrutura do trecho Calçada-São Luiz/Paripe. Deixando de fora a Região de Aratu e comunidades adjacentes do município de Simões Filho como Mapele, Cotegipe, Santa Luzia e outras localidades que esperam há anos por melhorias no transporte alternativo.
Na primeira reunião para discussão do PPP, os movimentos ligados ao VLT “Trem de ferro/Ver de Trem” de comunidades do subúrbio ferroviário de Simões Filho, já haviam feito um apelo para que as autoridades competentes, juntamente com a população, comparecessem na audiência pública, com o intuito de cobrar a permanência das linhas nos distritos simõesfilhenses. Porém, até agora nada foi feito.
“Os vereadores e o prefeito da nossa cidade têm que intervir nesta modernização pra que ela chegue até Simões Filho, abrangendo a região de Ilha de São João, Mapele, Cotegipe e de lá siga para o Centro. O que queremos insistir é que o Governo da Bahia não nos abandone, e se lembre que aqui existem muitos de seus eleitores.” Disse um antigo morador que sonha em ver o trem modernizado passando em sua comunidade.
Com um investimento total de R$ 1,5 bilhão, o modal será composto por 20 composições de tração elétrica, capaz de levar mais de 600 passageiros em cada uma, e terá um pátio de manutenção no bairro da Calçada e um pátio de apoio de manutenção em Paripe. Todo percurso, de um extremo a outro, será realizado em 40 minutos. O sistema beneficiará cerca de 100 mil pessoas por dia.
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