O chefe do Executivo da cidade de Simões Filho, Diógenes Tolentino, na tarde desta terça-feira, 12/09, fez uma chamada urgente e necessária com todos os vereadores e seu secretariado para avisar, analisar e encontrar uma solução para o município seguir avançando, além dos desafios que a cidade poderá enfrentar devido à queda do FPM – Fundo de Participação dos Municípios.
Durante o encontro, também foram abordados assuntos diversos, a exemplo da entrega do novo Centro de Convivência da Pessoa Idosa e sobre a importância da união para a manutenção das atividades que visam o desenvolvimento da cidade e o bem-estar dos simõesfilhenses.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta 2ª feira (11.set.2023) que o governo federal irá propor uma medida para ajudar os municípios depois da queda na arrecadação do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
Segundo levantamento do CNM (Confederação Nacional de Municípios), a redução foi de 28,22%. Segundo ele, foi realizada uma reunião ministerial na semana passada para discutir o assunto. Costa disse que a prioridade será atender aos pequenos municípios.
“Como a filosofia do presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] diz, tem que olhar todos os filhos, mas acudir primeiro quem precisa mais”. O ministro deu a declaração durante o evento de lançamento do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em Recife (PE).
“Amanhã nós vamos ter uma reunião com o presidente da República e ele vai deliberar. Espero que esta semana ele já anuncie alguma medida para ajudar os prefeitos e prefeitas de todo o Brasil, especialmente aqueles de menor arrecadação que tem um peso mais no FPM no total da receita”, disse.
A cerimônia foi realizada na FCAP (Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco), no Recife (PE). A governadora do Estado, Raquel Lyra (PSDB), o ministro dos Transportes, Renan Filho, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, também participaram.
Deixe seu comentário