Além de Jerônimo Rodrigues, estiveram presentes apenas os prefeitos Elinaldo Araújo (Camaçari), Diógenes Tolentino (Simões Filho), Dr. Breno (São Sebastião do Passé) e demais secretários de Saúde da região. Dentre as medidas estão a determinação dos usos de equipamentos de segurança, instalação de estações de álcool em gel e ventilação das salas de aula.
Nesta quarta feira, 12, outra reunião está marcada para aprofundar o diálogo entre prefeitos e secretários dos municípios. De acordo com Rodrigues, a RMS representa um terço da educação no estado. “Temos que discutir com calma e envolver o Conselho Estadual de Educação. Para isso vamos ter mais um encontro ainda esta semana para alinhar tudo isso com o aval do governo do estado”, disse.
O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (DEM), lembra que o município procura trabalhar neste sentido, ouvindo técnicos sanitários, infectologistas e especialistas no assunto. A preocupação do prefeito é não tomar atitude que venha a causar alguma falha no planejamento. Elinaldo lembrou que quando pensou em reabrir o comércio, procurou a opinião da ciência e deu certo.
“Camaçari está com 30% de leitos clínicos e 62% dos leitos de UTI ocupados. Estamos já discutindo para implantarmos a segunda fase. Vamos fazer de tudo para não perder o ano letivo, Para isso é preciso salvar o ano de 2020, já que, pelo menos, 40 mil alunos podem ser prejudicados”, ressaltou.
Já o prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino (MDB), se preocupa em preservar as famílias, já que as crianças são potenciais transmissões. “ Mandar uma criança para a escola pode acabar colocando em risco outros membros da como pais e avós”, pontuou.
Segunda fase
Quanto a segunda fase de flexibilização do comércio na região, os prefeitos são unânimes em dizer que a decisão também vai ser tomada em conjunto. O prefeito Elinaldo Araújo disse já estar discutindo com os demais as medidas para flexibilização de mais uma etapa como bares restaurantes, academias e salões de beleza.
Essa também foi a opinião dos demais prefeitos presentes. Todos lembraram ainda que procuram dialogar também com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), já que esse alinhamento com a capital é extremamente necessário.
Deixe seu comentário