Dilma Rousseff ao lado do presidente do Equador, Rafael Correa, em reunião no palácio presidencial equatoriano (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
A presidente Dilma Rousseff desembarcou nesta terça-feira (26) em Quito, no Equador, para participar Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribe (Celac). Em breve declaração à imprensa, antes de partir para encontro com o presidente equatoriano, Rafael Correa, ela defendeu cooperação regional e entre os dois países.
Esta é a primeira viagem internacional da presidente neste ano e, enquanto ela estiver no exterior, o vice-presidente Michel Temer exercerá a Presidência da República de forma interina. Conforme a Secretaria de Comunicação Social, Dilma volta a Brasília na noite desta quarta-feira.
“Brasil e Equador tem uma relação muito próxima, muito solidária, e nós precisamos da cooperação regional e entre os nossos dois países para sempre melhorar as condições de vida dos nossos povos”, declarou a presidente após pousar em solo equatoriano.
Em seguida, foi recebida por Rafael Correa no Palácio Carondelet, sede do governo do Equador. Após o encontro com Correa, a previsão era que a presidente participasse da chamada reunião ampliada, da qual participam ministros dos dois governos. Depois da reunião, deverá haver nova declaração à imprensa e, em seguida, os presidentes dos dois países terão um jantar.
Na quarta-feira, Dilma participará, ao lado de outros chefes de Estado e de governo, da cúpula da Celac. Na reunião, a presidência do grupo será transferida do Equador para a República Dominicana. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o objetivo do encontro em Quito é estabelecer as diretrizes para a continuidade das atividades de articulação política, cooperação setorial e relacionamento externo da Celac.
G1
Deixe seu comentário