O grupo “Mães Unidas” de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, realizou na manhã desta segunda-feira (02), uma caminhada no Centro da cidade em direção ao prédio da Prefeitura Municipal, a fim de reivindicar o apoio necessário para a inclusão do autismo de forma digna e igualitária na sociedade simõesfilhense.
De acordo com as mães, que em sua maioria possuem filhos autistas ou portadores de necessidades especiais, uma das principais exigências feitas pelo grupo é que a prefeitura contrate mais profissionais qualificados para trabalhar no Núcleo de Atenção Terapêutica Social Pedagógica (NATESP), bem como nas escolas da rede municipal, que quase em sua totalidade não dispõem de profissionais especializados para cuidar dessas crianças.
Também está sendo cobrada a construção de um Centro de atendimento aos portadores de autismo e não um núcleo de apoio vinculado a Secretaria de Educação como existe hoje, porque a demanda tem aumentado a cada dia e esses jovens necessitam de políticas públicas de inclusão social e garantia dos direitos humanos, segundo a coordenação do NATESP.
“Queremos sair de Núcleo para um Centro de atendimento com todas as especialidades, com uma atenção especial para os pais e um atendimento digno pras crianças autistas e com qualquer deficiência, que nós temos hoje na cidade” explicou uma mãe.
O NATESP foi idealizado pela Secretaria Municipal de Educação com a finalidade de promover para a comunidade educacional um atendimento biopsicossocial. A iniciativa funciona ainda com o espaço de convivência para alunos e funcionários da área de educação e em situação de risco social. No Núcleo os portadores de necessidades especiais recebem atendimento psicopedagógico, clinica médica, fisioterapia, nutricionista, psicologia e fonoaudiologia.
“A nossa luta é que essas crianças possam ser incluídas de forma digna porque elas estão aí. Elas estão crescendo e elas precisam de um local para serem habilitadas, reabilitadas e colocadas na sociedade de forma adequada. Hoje a gente não tem isso aqui em Simões Filho ainda”, finalizou.
Após a caminhada, o grupo foi recepcionado na prefeitura pelo secretário de Governo, Edson da Kipão, que ouviu as reivindicações e prometeu encaminhá-las ao prefeito Diógenes Tolentino, que no momento estava cumprindo agenda em outro evento.
O autismo é um transtorno de desenvolvimento grave que prejudica a capacidade do indivíduo em se comunicar e interagir com os outros. Entre os sintomas mais comuns estão dificuldade de relacionamento, dificuldade com interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos.
O dia 02 de abril foi escolhido para celebrar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo onde todos os anos centenas de famílias se mobilizam para trocar experiências e esclarecer dúvidas sobre o transtorno.
Deixe seu comentário