Deslocamento de massa e construções irregulares preocupa Defesa Civil de Simões Filho


Considerando o avanço das ‘construções irregulares’ como um grande problema do município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, em entrevista nesta sexta-feira (29), o Coordenador da Defesa Civil, Israel Frederico esclareceu sobre os riscos com o ‘deslocamento de massa’ no município. Uma das localidades mais preocupantes é o bairro de Simões Filho I.

“Com o avanço das construções irregulares e cortes de ‘talude’ e os ‘paredões’ sendo cortados sucessivamente no mesmo lugar; causam um possível deslocamento de massa”, revelou o Coordenador.

O Coordenador da Defesa Civil de Simões Filho ainda acrescentou que o ‘deslocamento de massa estão acontecendo na cidade por conta da intervenção humana’. “21 casas chegaram até rachaduras e desabar em Simões Filho I, devido às pessoas cortarem o morro para fazer construção. Fizemos notificações e está acontecendo novamente do outro lado da Rua L”, afirmou Israel Frederico.

8

Desde o ano passado com as fortes chuvas em Simões Filho, situação que a prefeitura chegou a decretar ‘estado de emergência’ por 90 dias, o bairro de Simões Filho I foi um dos que mais sofreu‘rachaduras nas residências’ e casos de desabamentos. Outros bairros registraram deslizamentos de terra como Cristo Rei, Ponto Parada e CIA II.

Segundo Israel Frederico, o estudo geológico é a bússola que a equipe da Defesa Civil tem buscado as informações e revelou que a partir deste estudo, o órgão reúne informações sobre a possibilidade de deslocamento de massa e quais pontos críticos.

Questionado sobre o que acontece com o ‘deslocamento de massa’, Israel Frederico esclareceu que as pessoas pensam em densidade e mais uma vez culpou as ‘construções irregulares’. “Na Rua do Café, na Quadra 5 do CIA I houve um deslocamento muito grande em massa e chegou a rachar o meio da rua. Tudo provocado por uma construção irregular”, revelou.

O órgão vem desenvolvendo medidas para evitar com que o alto nível pluviométrico com as chuvas esperadas no período cause grandes prejuízos para a população.

A equipe da Defesa Civil de Simões Filho está de prontidão das 7h às 19h durante a semana, mas poderá atender por 24h casos emergenciais. Israel Frederico disponibilizou o contato: 71 3396 3897para que a população simõesfilhense faça solicitações emergenciais se necessário.