Descaso da Embasa no bairro Parque Continental em Simões Filho revolta comunidade: “o problema persiste”, diz morador


“A minha conta de água chega todos os meses, assim como a de todos os moradores, e a solução para o nosso problema não chega todos os dias. Falta o líquido precioso”. Esse é o questionamento de Joaquim Cardoso dos Santos, morador que reside na Rua J, no bairro Parque Continental em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), que assim como os demais, reclama do problema recorrente de falta d’água que se intensificou nos últimos dias.

Segundo o que relatou o morador ao jornalismo do Mapele News, a falta de abastecimento de água é constante na localidade e, mesmo ligando diversas vezes para a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para reclamar, inclusive com solicitação registrada através de protocolo, o problema nunca é solucionado.

“Já fiz diversas reclamações junto à Embasa falando da falta de água constante aqui no bairro. A Embasa suspende o fornecimento sem qualquer aviso prévio, de 7 horas da manhã e só volta por volta das 20 horas. Entrei em contato através da Ouvidoria do Estado, através do SAC da Embasa, mas o problema persiste. Estamos em uma fila de espera que parece ser eterna”, desabafou.

No Parque Continental e em algumas localidades da cidade onde a situação é frequente, os moradores enfrentam falta de água todas as semanas e relatam torneiras secas há dias, sem poder fazer as necessidades básicas, como por exemplo, tomar banho, lavar roupas e louças que ficam acumuladas e a reclamação dos moradores toma conta das redes sociais.

A comunidade lamenta a dificuldade pela falta de água acontecer em meio à pandemia da Covid-19, quando os cuidados com a higiene diária são ainda mais importantes neste momento de crise sanitária.

A ineficiência do serviço prestado pela Embasa acaba ficando mais “caro” já que alguns moradores necessitam comprar galões de água mineral para necessidades básicas. O fornecimento irregular de água vem afetando a rotina da população durante boa parte do dia, mas segundo consumidores, a distribuição vem sendo afetada nos últimos cinco dias e o problema persiste, gerando diversos transtornos para à população.

O jornalismo do Mapele News tentou o contato com a Embasa para questionar o problema da falta de água na localidade, mas não obteve retorno sobre uma previsão de normalidade até o fechamento desta matéria.