Defesa Civil emite alerta de fortes chuvas em Salvador; veja previsão


Salvador terá registros de fortes chuvas na quarta-feira (20) e na quinta-feira (21). Segundo informações divulgadas por Thaic Carvalho, colunista do iBahia, as chuvas começam na noite desta terça (19). No entanto, os maiores índices serão registrados entre 20 e 21 de dezembro. O motivo é um sistema chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAM), formado por conta de uma frente fria.

Motivo é um sistema chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAM), formado por conta de uma frente fria. Foto: Reprodução / TV Bahia

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) já emitiu um alerta para a instabilidade do tempo e do riscos para alagamentos e deslizamentos de terra. Segundo a pasta, a temperatura ficará com mínima de 25ºC e máxima de 29ºC. Já os ventos chegarão a 30 km/h. A incidência de chuvas será de 90%, ou seja, chuvas a qualquer hora do dia.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) também emitiu alerta a população sobre o chegada das chuvas. A entidade comunica que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O tempo só volta a melhorar na sexta-feira (22). Mas, o céu terá muitas nuvens e chuvas isoladas. A temperatura segue com mínima de 24ºC e máxima de 29ºC

Ibahia