A comunidade Quilombola Pitanga de Palmares, localizada em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), recebeu na manhã desta quarta-feira (17), a visita do Cônsul Geral dos Estados Unidos no Brasil, com o intuito de fomentar e fortalecer a cultura negra e de matrizes africanas no município e conhecer o trabalho artesanal e de agricultura familiar produzido na comunidade.
O encontro foi realizado através da líder comunitária e ex-secretária municipal da Igualdade Racial, Bernadete Pacífico em parceria com a Fundação Palmares que ao longo de muitos anos vem buscando articular ações em nível nacional e internacional que fortaleçam as atividades da comunidade quilombola.
Na oportunidade, o Cônsul, que chegou a arriscar alguns passos de dança na roda de samba, prometeu trazer cursos de idiomas para os jovens quilombolas e falou da possibilidade de exportar os objetos produzidos pelas artesãs locais.
De acordo com a líder quilombola, o consulado americano foi convidado a apadrinhar a comunidade e o representante da entidade demonstrou prestígio e imensa alegria ao aceitar o convite, prometendo inclusive visitá-los outras vezes.
O vereador Manoel Carteiro, o único parlamentar a prestigiar o encontro, fez questão de ressaltar o valor afetivo e religioso que os quilombolas têm para a população simõesfilhense, além de serem peças-chave no processo de reconhecimento da comunidade como área remanescente.
“É preciso valorizar e prestigiar as comunidades independente de política. Essa comunidade em especial tem buscado, mesmo com todas as dificuldades, reverter à imagem que o município tem lá fora trazendo a público tudo que nós temos de melhor. Quero parabenizar todos os envolvidos e agradecer a Maria Bernadete pela receptividade”, disse Manoel.
Durante o evento estiveram presentes também representantes do gabinete do prefeito Diógenes Tolentino, secretários, assessores e líderes da gestão municipal.
A função principal de um consulado é dar proteção e assistência aos cidadãos de seu país que estão em viagem ou morando no exterior. Entre os serviços prestados estão a emissão de documentos de viagem, como vistos e passaportes; a expedição de certificados e atestados previstos na legislação; a autenticação de documentos e outros.
Deixe seu comentário