[soundcloud soundcloudurl=”https://soundcloud.com/radialista-valfredo-silva-mapelenews/conheca-o-perfil-do-pre-candidato-a-prefeito-em” ][/soundcloud] O empresário César Santos Pereira, popular ‘César Diesel’ (PRB), abre a segunda semana da série de reportagens que apresenta o perfil dos principais pré-candidatos à prefeitura da cidade de Simões Filho. Com a declaração de que ele é uma alternativa, ou melhor, uma opção para os munícipes votarem, após a polarização histórica da política municipal, o prefeiturável afirmou que, embora, deseja trabalhar em várias frentes na gestão pública; a ‘educação e o desenvolvimento’; são seus carros-chefe; caso receba a ‘benção do povo’ no dia 2 de outubro.
Uma particularidade revelada pelo pré-candidato; é que caso administre o município, uma das medidas com a recessão econômica; que amplia a responsabilidade do gestor em equilibrar a saúde financeira; seriam as ‘realizações de cortes e diminuição dos servidores’, para poder investir melhor em outras demandas como o setor de educação.
Com 44 anos de idade, o empresário é casado há 23 anos com Roberta Magalhães e tem dois filhos, Caio César e Vitória.
Simõesfilhense, o empresário é filho de um cearense e uma sergipana. César revela que seus pais enfrentaram a fome, mas com muita honradez souberam educar os filhos; firmando um caráter voltado ao respeito ao próximo e o amor por Simões Filho e os amigos.
Atualmente César Diesel mora em Lauro de Freitas, mas tem residência própria em Simões Filho, além da estrutura empresarial na cidade.
Trajetória
O pré-candidato em sua formação escolar; passou por escolas públicas como Padre Luiz Palmeira e o Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, logo após, fez curso técnico em Mecânica Industrial.
Ele iniciou no mundo empresarial no setor do comércio com a abertura de uma Casa de Material de Construção pelo seu pai.
“Após a saída da escola ia para o comércio e depois constitui a Simões Filho Diesel”, revelou.
Segundo ele, o nome da empresa homenageia a cidade e o ‘diesel’ porque é um dos segmentos que trabalha – a injeção de veículos. Logo surgiu o apelido ‘César Diesel’.
Como se tornou político
“A política foi um acaso na minha vida”, afirmou Diesel que esclareceu que após conhecer o prefeito Eduardo Alencar, através, dos amigos do grupo político; acabou se inserindo fazendo política nos bastidores.
Conforme sua declaração, o empresário revelou que participou do processo político em 2004; apoiando um vereador da cidade; ano em que foi eleito o ex-prefeito Edson Almeida.
Ainda de acordo com ele, em 2008, marchou com o prefeito Eduardo Alencar que teve uma vitória esmagadora com relação aos outros candidatos e obteve o seu terceiro mandato.
Para a equipe de reportagem, o prefeiturável ainda revelou que durante o processo político para as eleições de 2008; foi consultado a sair como vereador, vice-prefeito, além da possibilidade de assumir uma pasta.
“Eu respondi que naquele momento não me sentia preparado para isso”, explicou.
Avaliando o cenário atual, em entrevista ao ‘Mapele News’, Diesel afirmou que ‘ama o povo e é um momento ímpar para o ingresso na política e nesse contexto, se sente preparado para ‘contribuir e resgatar a cidadania e a esperança de um povo tão sofrido’.
Grupo Independente
Postulante ao cargo de prefeito pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), César garante ir até o fim na corrida eleitoral deste ano.
“Quanto mais candidatos para o povo de Simões Filho escolher é melhor”, opinou e confirma as declarações feitas pelo deputado estadual Sandoval Nóbrega, que na última sexta-feira (18), em entrevista a uma rádio da região metropolitana; garantiu que a legenda manterá candidatura própria em Simões Filho, ampliando os questionamentos da população; já que a legenda possui uma secretaria, a de Habitação, ou seja, o PRB ainda faz parte no Governo Municipal.
Como enfrentar a crise
Sem aprofundar de quais seriam as fontes na busca de recursos para o enfrentamento da crise que afeta os municípios brasileiros, inclusive, Simões Filho, César Diesel teceu sua argumentação em torno do cenário nacional.
Conforme o desdobramento atual da crise econômica, ele que é empresário garante que em 24 anos de negócios; é a crise mais profunda vivenciada, tipicamente reforçada pela crise política e a insegurança é grande devido às notas de classificação de risco que por três vezes foram rebaixadas e que coloca o Brasil no cenário internacional como uma economia totalmente preocupante.
Apesar da preocupação, não falta fé em César Diesel.
“Depois dessa crise, vamos sair fortalecidos”, disse e acrescentou que “os escândalos revelados pela operação Lava a Jato são positivos, no ponto de vista que coloca as apurações de desvios de verbas e no futuro é certo o desenvolvimento”.
Propostas
César acredita que ‘é fácil fixar mais tempo e conviver com o povo de Simões Filho’, o seu raciocínio parte do princípio de que é preciso fazer uma ‘gestão empoderando o povo e conversando com as comunidades’.
Outra linha seria a ‘desburocratização’ da máquina pública; fazendo com as ‘secretarias funcionem em comunicação e acompanhando em tempo real; as ações para fomentar e trazer mais desenvolvimento. .
Na saúde caso seja prefeito da cidade, ele avalia a necessidade de transformar a saúde em gestão plena. Ele criticou o sistema de saúde brasileiro na questão de regulação estabelecida pelo estado. “É inadmissível um paciente chegar ao Hospital e ter que esperar uma regulação”, declarou.
Na educação, César deslumbra uma ‘revisão em todo o conceito da educação da cidade’. De acordo com ele, a meta é criar a escola integral, reconstruir as estruturas das instituições escolares, implantar laboratórios de informática e ciências e tecnologia, resgatar diversas modalidades de esportes e aprimorar cursos técnicos em parceria com o governo federal.
Na segurança, a criação da Secretaria de Segurança Pública para buscar alternativas e ampliar o monitoramento.
Na cultura, a sua intenção é dar continuidade a um importante passo firmado pelo Governo Municipal que é ‘resgatar as festas tradicionais da cidade’, como as gincanas nas escolas, quadrilhas juninas e buscar ferramentas de inserção na cultura local, principalmente, o fortalecimento dos grupos culturais.
Uma prioridade apontada por César é a ‘Festa dos Pescadores de Mapele’, confirmando um novo olhar em busca do desenvolvimento de um importante distrito que é rico em belezas naturais e que pode projetar o turismo.
No turismo, ele criticou a falta de investimentos com a região de Aratu, Cotegipe, Ilha de São João, Mapele e Santa Luzia que são rodeadas por uma linda baía. A intenção é fazer parcerias com o governo federal e estadual para construir o fomento do turismo.
Perspectiva
O empresário deixou claro que apresenta o seu nome como uma ‘nova opção’ aos eleitores simõesfilhenses e pretende fortalecer sua governabilidade criando elos com as associações de bairros; que também revela uma positiva ferramenta de aproximação com o povo e criação de canais de discussões e debates firmados por meio de uma pauta com eventos culturais.
Apesar de garantir a continuidade do seu nome como candidato pelo PRB e afirmar ser de um ‘grupo independente’, ele revelou que só apoiaria o pré-candidato Francisco Tourinho por também ser um nome novo.
Quanto ao grupo da oposição, César disse que respeita como adversária e respeitará mais ainda quem vier para caminhar do seu lado.
Sonho
“Acredito que como pré-candidato; estou preparado para está na política. Afastei-me da empresa e entreguei o bastão aos meus familiares para que possa me dedicar à política e durante esse tempo; me preparo para essa jornada e em seguida a campanha para que possa construir uma gestão com muita segurança e paz. Quero fazer política e dar minha contribuição social à cidade que tanto amo; que é Simões Filho”, concluiu César Diesel.
Deixe seu comentário