Como deve ficar a disputa pela prefeitura de Simões Filho? 6 candidatos devem concorrer; veja nomes mais cotados


A eleição municipal em 2020 deverá ser a mais disputada de todos os tempos já que as redes sociais estão abertas para os debates e muito FakeNews deverão fazer parte da rotina do pleito, e nesse sentido, os eleitores deverão ter muitas dúvidas na hora de votar mesmo estando politizado. Segundo os mais sábios, uma mentira quando propagada muitas vezes torna-se verdade. Já podemos sentir que grupos políticos começam suas prévias na tentativa de se fortalecer e firmar pré-candidatos, mesmo não tendo forças no município ou nas legendas partidárias.

A pouco mais de um ano e meio, acontece a eleição mais importante: a que define o gestor na Prefeitura e na Câmara, os novos membros do Legislativo Municipal, em todo Federação e especialmente na cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

Vários candidatos já se apresentam e outros ainda, em cima no muro, esperando um momento certo para se revelarem, no entanto, o site Mapele News fez uma lista dos nomes e tenta expor como cada um saiu do último pleito municipal, no dia 7 de outubro de 2016; quem se fortaleceu e os que estão perdendo impulso.

1 – Diógenes Tolentino (Dinha) atual prefeito.

Como atual prefeito, é o nome mais óbvio para 2020. Para tentar à reeleição numa situação diferente: se antes era vidro, agora vira pedra. O atual mandatário tem ganhado grandes lideranças políticas, principalmente nas diversas excursões e obras pela cidade. Dinha tem se tornado em 2 anos um prefeito diferente e segundo análise jornalística, ele tem andado dia e noite nas ruas e mesmo com dificuldades financeiras tem mostrado como forte liderança para se perpetuar no poder em 2020.

2 – Eduardo Alencar para Joel 

O ex-prefeito jamais engoliu a derrota para o seu sucessor “DINHA” e nunca escondeu que quer voltar à prefeitura. No entanto, ele tem perdido diversas lideranças e em 2018 não teve uma boa votação no município. O ex-prefeito só foi eleito porque conseguiu mais de 13 mil votos na cidade, mas perdeu também com a saída de cena e muitos dizem que ele não deve vir candidato a prefeito porque estará com quase 70 anos e outros dizem que dará o lugar para o ex-presidente da Câmara, Joel Cerqueira

3 – César DieselApós ter disputado a eleição para prefeito em 2016, obtendo cerca de 5 mil votos, César Diesel afirmou em entrevista que é o titular para disputar as eleições em 2020 pelo (PT). Ele tenta emplacar seu nome na cidade de Simões Filho, mas terá de se tornar independente, se esquivando das decisões impostas por Otto, o senador que é irmão de Eduardo Alencar. Na cidade, todos sabem que César faz parte do grupo de Otto, com aval do ex-deputado Caetano.

4 – Gilson é diferente

Aparentando ser muito diferente, o empresário Gilson tentou estruturar seu nome em 2016, realizando caminhadas e discursos contra o modelo de política atual. Não conseguiu ultrapassar as barreiras dos 3 mil votos, mas se mostra novamente animado para o próximo pleito.

5 – Jomar Paraki

Segundo lugar na eleição de 2016, informações dos bastidores da política revelam que Paraki já se diz que pela segunda vez será o candidato de Eduardo Alencar na disputa da prefeitura. Jomar teve uma boa votação para prefeito e ganhou visibilidade com a eleição. Ainda de acordo com informações levantadas pela reportagem, além de Eduardo, ele estar sendo assediado por outros caciques.

6 – Alfredo Assis

O atual vereador e ex-secretario de Saúde de Simões Filho não esconde que pretende entrar no jogo pela prefeitura. Com isto, poderá ser a 4ª via e segundo informações não sairá enfraquecido do atual processo. Assis tentou ser candidato em 2016, mas não conseguiu ser o escolhido do ex-mandatário Eduardo Alencar perdendo a vaga para Jomar Paraki, no entanto, Alfredo tem grande apoio popular e não é carta fora do baralho.

A reportagem do site Mapele esteve analisando comentários nas redes sociais (Whatssap e Facebook) e nas ruas da cidade, e alguns nomes devem ganhar musculatura política para obter uma das 19 cadeiras na Câmara Municipal.

Dentre eles, estão os nomes de Carlinhos Baiano, Tarcísio Almeida, parente do vereador Neco Almeida e Edson Almeida, ex-prefeito da cidade. Além dos citados, existe grande especulação em torno do nome do Bombeiro Motta que vem fazendo trabalho social na cidade.