Com foco em inteligência artificial, Google lança concorrente do WhatsApp


O Google lançou nesta quarta-feira (21) o aplicativo de mensagens Allo, que vai concorrer com o WhatsApp e outros mensageiros como Telegram e Facebook Messenger. Como diferencial para se destacar em um setor já próximo da saturação, o Allo tem funções de inteligência artificial. O aplicativo está disponível para smartphones com sistema Android e iOS – não há versão desktop no momento.

x

Novo app de mensagens do Google
(Foto: Reprodução)

As funcionalidades “inteligentes” do aplicativo são destacadas pelo Google, incluindo propor de maneira antecipa respostas a uma mensagem de acordo com o contexto e estilo da conversa. O app também consegue reconhecer uma foto e propor observações adaptadas. A função “smart reply” tem sugestões de respostas rápidas padronizadas.

Outro destaque é o próprio assistente virtual do Google – o Google Assistant, evolução do Google Now. Assim que se instala o aplicativo, o assistente abre um chat com o usuário para pedir permissões de acesso e ainda, em diálogo direto, oferecer informações ligadas ao tempo, agenda do usuário, esportes e outros. O serviço funciona melhor em inglês, mas deve receber português em breve.

As buscas do Google estarão integradas aos chats. Se você estiver conversando com um amigo sobre se encontrar em um bar, o “bot” (robô) poderá pesquisas opções e sugerir no meio da conversa. Para “chamá-lo” na conversa, é preciso digitar @google.

“O Google Allo pode ajudar vocês a antecipar, a encontrar informações, a se expressar com mais facilidade em suas conversas. E quanto mais você utiliza, mais ele melhora com o tempo”, diz a empresa.

Entre utilidades já disponíveis em outros mensageiros estão o chat em modo anônimo, a possibilidade de aumentar o tamanho de mensagens e emojis, a possibilidade de poder desenhar em uma foto antes de enviar, entre outros.

O Allo foi apresentado, junto com o Google Duo, app de chamadas de vídeos, em maio. O Duo foi lançado em agosto.