Cerca de 500 pessoas já foram atendidas na UTI de Simões Filho no primeiro ano de funcionamento


Há um ano, o Hospital Municipal de Simões Filho (HMSF) ganhou 10 leitos de UTI para cuidar de quem mais precisa. A unidade gerida pela Fundação Fabamed se consolidou como o hospital municipal mais resolutivo da Região Metropolitana, acolhendo e tratando rapidamente pacientes com AVC, infarto, politraumas e outras patologias que demandavam cuidados intensivos.

Neste primeiro ano foram cerca de 500 pacientes atendidos. Na avaliação da secretária municipal de Saúde, Iridan Brasileiro, “essa estrutura possibilitou salvar inúmeras vidas e representa o compromisso com a manutenção da vida e o cuidado com os simõesfilhenses. A UTI que por tantos anos foi apenas um sonho, hoje é realidade graças ao prefeito Dinha. E hoje, a maior parte dos pacientes que necessitam de cuidados intensivos não precisam ser transferidos para outras unidades hospitalares”, ressalta a secretária.

 

Para o presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, o resultado positivo é fruto do empenho e dedicação de todo o corpo clínico e administrativo. “Buscamos acolher e tratar o paciente da melhor forma possível, por isso investimos em treinamento e equipamentos de última geração, tais como cardioversores, monitores multiparamétricos, raio-X móvel digital, respiradores, além do serviço de hemodiálise”, afirma Rodrigues.

A Coordenadora médica da UTI do HMSF, Isabel Mendonça destaca que o espaço trouxe mais resolutividade para a unidade, tornando o serviço ainda mais completo. “A abertura dos leitos de UTI foi de extrema importância para que pudéssemos alavancar fluxo e processos tendo como base o cuidado centrado no paciente, unificando a equipe multidisciplinar e interdisciplinar”, explica.

Investimento constante

Desde que assumiu a gestão da unidade, em dezembro de 2019, a Fabamed não mediu esforços para requalificar e otimizar o atendimento oferecido à população por meio da parceria com o município, que viabilizou a ampliação e qualificação dos serviços ofertados. Com uma média de 7 mil atendimentos por mês, a unidade consolidou a sua vocação para a média e alta complexidade com a implantação do Centro de Bioimagem que oferta serviços a pacientes internados e ambulatoriais.

“No local, a população tem acesso a uma equipe multidisciplinar, podendo realizar desde acompanhamento nutricional a cirurgias e internamento em UTI, além de uma série de exames de imagem, como tomografia e ultrassom. É dessa forma que a Prefeitura de Simões Filho segue investindo e priorizando a saúde dos cidadãos”, pontua a secretária Iridan Brasileiro.