Cemitérios municipais ganham novas gavetas para atender a demanda da população em Salvador


Dois dos dez cemitérios municipais que atendem a população soteropolitana receberam 224 novas gavetas em 2018. Deste total, de acordo com a assessoria da Secretaria de Ordem Pública (Semop), 128 vagas foram destinadas para a unidade de Brotas e 96, para a de Itapuã. Com a entrega das novas 216 gavetas previstas para o próximo mês na unidade de Plataforma, os cemitérios públicos da capital irão alcançar 2.315 mil vagas.

De acordo com uma matéria publicada no dia 28 de agosto do ano passado pelo Jornal A Tarde, a população de baixa renda se queixava em grande escala sobre a espera de até cinco dias para enterrar um corpo. Na época, os cemitérios municipais ofereciam 1.875 vagas.

Questionada sobre uma possível redução do tempo que se aguarda pela autorização para a realização de sepultamento, a assessoria da Semop respondeu, em nota, que não há tempo de espera.

A secretaria explicou, ainda que “há a situação em que a família, no ato do agendamento, escolhe uma determinada unidade cemiterial, e não outra que tenha vaga, por ser próxima de onde o falecido residia”.

A prefeitura, também, oferece o serviço gratuito de cremação para a população de baixa renda.  O procedimento, que é realizado no cemitério Jardim da Saudade, conta com a cerimônia que tem a duração de meia hora, além da entrega das cinzas em uma urna ecológica.

Para utilizar o serviço de sepultamento ou de cremação nos cemitérios, a família deve entrar em contato com a Central de Marcação para Sepultamento, através dos telefones: 3322-1037 ou 3266-2194.  O atendimento ocorre todos os dias das 8h às 12h e das 13h às 16h30. O serviço de sepultamento custa R$ 31,34 para adultos e R$ 15,66 para crianças.