Após anos de espera da população, a Câmara de Vereadores de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), durante a sessão desta terça-feira (06), aprovou o Projeto de Lei (PL) 002/2018, oriundo do poder Executivo, que dispões sobre o processo Administrativo para contratação da empresa que irá administrar o transporte público municipal.
Bastante discutido entre os edis, o projeto foi apresentado pelo presidente da Comissão de Transporte, o vereador Everaldo (Vel), que comentou sobre a necessidade de se implantar um sistema de transporte mais digno e igualitário no município.
“A gente sabe que o transporte da nossa cidade infelizmente está muito negativo. No meio de semana é complicado, imagine no final de semana e feriados. Eu quero dizer que esta casa aqui está de parabéns por aprovar e agradeço a experiência de todos, que junto com a Comissão de Transporte está lutando por um transporte melhor nesta cidade”, disse Vel.
O vereador Jailson Soares revelou que há nove anos luta para a melhoria da mobilidade urbana do município e agora se sente prestigiado com a aprovação da Lei que regulamenta a licitação para a contratação da nova empresa.
“Eu tenho três mandatos nesta casa e estive sempre aqui buscando melhorias no transporte de Simões Filho, sempre aqui em audiências públicas a favor de um sistema melhor para nossa cidade, não defendendo a irregularidade. Agora chega a essa casa um projeto que realmente irá licitar uma empresa para que ela possa explorar o transporte municipal”, enfatizou Jajai.
O vereador Orlando de Amadeu enumerou diversas comunidades que, segundo ele, não são contempladas com o transporte alternativo de passageiros e a partir de então, poderão dispor de um serviço de qualidade.
“È uma crise que este transporte se encontra há muitos anos e agora o prefeito teve a coragem de mandar para esta casa este projeto, onde nós discutimos bastante, chegamos a um entendimento e agora poderá ter uma licitação. Na comunidade onde eu moro em Pitanga de Palmares, Palmares, Fazenda Paixão e Cidade de Deus nunca tem transporte. Assim como Santo Antonio do Rio das Pedras, Mapele e Santa Luzia que são comunidades sofridas”, disse ele.
Alguns vereadores ainda chamaram a atenção para o aproveitamento de pelo menos 60% da mão de obra local exigida no edital, a exemplo dos Ligeirinhos, que de acordo com o líder da oposição, Sandro Moreira, não podem ficar desamparados.
“É muito importante que tenhamos um transporte de qualidade. Sei que o povo anseia por isso, mas é importante também ter o cuidado de não deixar os pais de família que trabalham no transporte alternativo desamparados”, ressaltou.
O Projeto de Lei 002/2018 atende aos requisitos estabelecidos em um Temo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre o prefeito Diógenes Tolentino e o Ministério Público, em junho do ano passado. A expectativa é de que o edital de licitação seja publicado ainda no primeiro semestre de 2018.
Deixe seu comentário