Câmara aprova projeto que cria a SEDUR em Simões Filho, Genivaldo Lima assume pasta


A Câmara de Vereadores do município de Simões Filho na Região Metropolitana de Salvador (RMS), aprovou nesta terça-feira (11), por 13 votos a favor, 5 contra e 1 ausência, o projeto de lei 031/2018 que altera a Estrutura Organizacional da Prefeitura Municipal de Simões Filho. A matéria encaminhada pelo Poder Executivo tem como objetivo a criação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR).

De acordo com o Executivo, a maioria dos cargos existentes na Secretaria do Meio Ambiente (SEDUMA), serão transferidos para a SEDUR no intuito de melhorar e adequar os serviços públicos municipais e em especial as atividades inerentes às políticas de desenvolvimento urbano, o uso do solo e iluminação pública.

Sendo assim, segundo informações ainda não oficializadas, a pasta terá o comando direto do vereador e ex-presidente da Câmara do 1º e 2º biênio, Genivaldo Lima (DEM), que deixará o cargo de vereador para o comando do suplente Nel da Metalúrgica.

Nel foi candidato a vereador em 2016 e somou 594 votos, o que não foram suficientes para elegê-lo. Ele agora tem a oportunidade de realizar um sonho antigo, ser declarado vereador do município. Nesse sentido, Nel assumirá a responsabilidade exclusiva sobre as atividades e cobranças relacionadas à demanda da população em 2019 e 2020.

Já o novo técnico Genivaldo terá uma grande missão que é ordenar a limpeza urbana e iluminação pública, que atualmente são atividades vinculadas à Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA).

Em janeiro de 2017, após assumir o comando da gestão, o prefeito Diógenes Tolentino pediu a extinção da SESP e a inclusão dos serviços inerentes à pasta, para a SEINFRA, que segundo ele, iria reduzir a folha de pessoal e consequentemente diminuir os custos.