Câmara aprova em primeira votação projeto de lei que institui o Dia do Ciclista em Simões Filho


Durante a sessão desta terça-feira (12) os vereadores apreciaram e votaram o Parecer conjunto das Comissões Permanentes de Justiça e Educação em primeira discussão e votação do Projeto de Lei nº 008/2018, que institui o Dia Municipal do Ciclista em Simões Filho, de autoria do Vereador Cleiton Boly Boly.

Em sua justificativa, o vereador fez referência “à necessidade de adotar medidas de melhorias do tráfego e de redução do uso de combustíveis, fonte de energias não renováveis, além de poluição sonora e do ar, contribuindo com a melhoria das condições urbanas e o incentivo aos hábitos saudáveis”.

De acordo com o projeto, a bicicleta é um meio de transporte eficiente, de baixo custo e muitas vezes mais rápido que e os veículos automotores, em razão da facilidade de percurso.

Ainda conforme o parlamentar, “é necessário que o poder público adote medidas e esta lei é o marco inicial, devendo o poder Executivo investir em infraestutura com ciclovias e outros equipamentos, com apoio de instituições privadas e não governamentais”.

A data escolhida pelo edil como o Dia Municipal do Ciclista é 26 de março, em homenagem ao movimento “Simões Filho Bike Club”, que somente em 2017 alcançou a marca de 1500 ciclistas durante a 3ª Mega Trilha.

O Simões Filho Bike Club é um grupo de ciclismo que nasceu no ano de 2014, a partir da união e da vontade de amigos que tem em comum a paixão pelo ciclismo, integrando família, amizade e ações sociais.

O grupo conta com a participação de pessoas influentes da sociedade simõesfilhense, entre eles o radialista Jairo Mascarenhas, diretor da rádio Simões Filho FM 87,9.