Brasil envia kits de ajuda humanitária para vítimas de terremoto no Equador


Os kits de ajuda humanitária enviados pelo Governo Federal para atender as vítimas do terremoto que atingiu o Equador na última semana já estão disponíveis. As vacinas e insumos de saúde que desembarcaram neste domingo (24) na cidade de Quito foram imediatamente encaminhados à Manta, capital de Manabí, uma das províncias mais atingidas pelo desastre, e já estão sendo utilizados no atendimento da população.

Além de garantir a entrega, a aeronave C 105 da Força Aérea Brasileira também está atuando no transporte de pessoas, mantimentos, medicamentos e outros insumos para as regiões que estão com difícil acesso terrestre. A expectativa é de que a missão de apoio humanitário se estenda até o dia 1 de maio.

Ao todo, foram disponibilizados seis kits de emergência do Ministério da Saúde para primeiros socorros, composto por diversos medicamentos, ataduras, cateteres, compressas de gazes, esparadrapos, luvas, máscaras e seringas e 2.400 frascos de imunoglobulina antitetânica. Os insumos tem capacidade para atender 500 pessoas por um período de três meses.

O apoio federal é coordenado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional (Sedec-MI) e conta com o apoio dos ministérios da Saúde, da Defesa, das Relações Exteriores e da Força Aérea Brasileira.

Fonte: Ministério da Integração Nacional