Bolsonaro diz que vai usar PEC dos Precatórios para dar aumento de salário a todos os servidores


O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira, 16, que pretende utilizar uma folga no Orçamento de 2022, viabilizada pela PEC dos Precatórios, para aumentar o salário de todos os servidores públicos.

Em evento empresarial em Manama, capital do Bahrein, Bolsonaro disse que já chegou a tratar do assunto com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e que o aumento ainda não seria à altura do merecimento dos servidores, mas dentro das possibilidades do governo.

“A inflação chegou a dois dígitos. Conversei com o [ministro da Economia] Paulo Guedes, e em passando a PEC dos Precatórios, tem que ter um pequeno espaço para dar algum reajuste. Não é o que eles [servidores] merecem, mas é o que nós podemos dar”, afirmou.

Lembrando que a categoria não tem um reajuste há pelo menos dois anos, o presidente destacou que o momento de pandemia de Covid-19 fragilizou ainda mais os trabalhadores.

“Por causa da inflação, os servidores estão há dois anos sem reajuste. Com a questão da pandemia, isso [aumento] até se justifica, porque muita gente perdeu o emprego ou teve até seu salário reduzido”, complementou. As informações são da Folha de S. Paulo.

Apesar de indicar um aceno à categoria, Bolsonaro reforçou que não pretende oferecer vagas em novos concursos públicos, somente o que for “essencial”.

“Dessa maneira, estamos mostrando responsabilidade”, justifica.

A visita a Barhein faz parte da viagem da comitiva presidencial aos Emirados Árabes. Durante o evento, sem apresentar dados, Bolsonaro que o Brasil foi um dos cinco países menos afetados pela Covid-19.

O chefe do Executivo tem ainda previsão de encontros com autoridades locais e empresários, além de uma visita ao estádio que sediará a final da Copa do Mundo, no ano que vem.