Bebê que morreu no primeiro dia de aula em creche foi sufocada por alimento


Um laudo divulgado nesta quarta-feira (09), pelo Instituto Médico Legal (IML) de Campinas (SP) apontou que uma bebê morta durante primeiro dia de aula em creche foi vítima de sufocamento alimentar. O documento indicou uma “broncoaspiração maciça por alimento na creche”.

De acordo com informações, um boletim de ocorrência foi registrados por familiares como “morte suspeita”. A mãe deixou Emanuelle Calheiros Maciel na escola às 13h, para um período de adaptação de duas horas. Quando retornou, às 15h, foi informada que a criança dormia um sono profundo.

“A mãe correu pra ver e a criança estava roxa. O corpo estava quente ainda. Ficaram mais ou menos 10 minutos depois disso e não conseguiram fazer nada. Ficaram perdidos balançando a criança”, disse o tio do bebê, Devair Maciel.

Segundo Maciel, funcionários da escola disseram à mãe que a bebê não havia tomado a mamadeira. A investigação será encaminhada para o 1º Distrito Policial de Campinas.

Ainda na manhã desta quarta (09), a prefeitura de Campinas informou que a escola não apresenta alvará de funcionamento. A instituição agora tem três dias para protocolar a documentação de regularização da situação junto ao município.