Avanço na saúde pública simõesfilhense: Hospital Municipal realiza primeira cirurgia pediátrica


Um garoto de 11 anos, diagnosticado na manhã da última quarta-feira (08), no Hospital Municipal de Simões Filho, com um quadro de apendicite, realizou o primeiro procedimento cirúrgico na modalidade pediátrica da unidade de saúde, onde tudo transcorreu na mais perfeita condição.

gfdrdfg

A Apendicectomia, que é caracterizada pela remoção do apêndice, é feita através de um tubo vermiforme que sai da primeira parte do intestino grosso, situada na região inferior direita do abdômen

d125336a384c72f315f85aafc3a72e23-640_427

A cirurgia aconteceu por volta das 19h e durou cera de 25 minutos, com a intervenção do cirurgião pediátrico Dr. Felipe Holanda e a equipe constituída pelo o médico anestesista Aurélio Albuquerque, a enfermeira Jéssica Kelly e o instrumentador Jair Amorim.

De acordo com a secretária de Saúde Dr. Maria Betânia, a implantação da nova modalidade pediátrica é apenas a primeira de muitas conquistas que a Secretaria tem buscado trazer para o município de Simões Filho.

IMG_6187

“Quando a gente colocou a pediatria pra funcionar, que é o carro chefe da minha administração atual, é porque eu sou pediatra, então eu tive que começar pela pediatria. Ao longo deste primeiro trimestre nós já contratamos três novos pediatras e agora o cirurgião que é um profissional de referência na Bahia. E eu te digo com total segurança, que se a minha neta hoje precisasse de cirurgia, o único profissional que eu confiaria entregá-la seria Dr. Felipe”, afirmou ela.

Ainda segundo o depoimento da secretária, embora tenha passado por momentos de cobranças e críticas infundadas neste seu inicio de gestão, no que depender de sua vontade, o reconhecimento da evolução na saúde pública do município será feito em nível nacional.

“O que eu mais quero hoje é fazer uma saúde de excelência em Simões Filho. É muito importante que a gente dê ao munícipe uma saúde de qualidade. Porque na nossa Constituição está sendo dito que a saúde pública é dever do Estado e direito do cidadão, e a gente precisa fazer com que isso aconteça na prática”, completou Betânia.

Já o prefeito Diógenes Tolentino comemorou o sucesso do procedimento e reafirmou o compromisso em atender as principais demandas do munícipe simõesfilhense. “A nossa missão é trabalhar e zelar pelo povo”, salientou Dinha.

dinha-demiteg

 O gestor simõesfilhense já anunciou investimentos, para os próximos 12 meses, da ordem de R$ 1,2 milhão em equipamentos para o Hospital Municipal. A proposta será realizada através de um Termo de Compromissos assinado entre a Prefeitura e a Associação de Proteção à Maternidade e a Infância de Castro Alves (APMI), entidade responsável pela administração da unidade de saúde, sob a direção geral do Dr. Humberto Cal e da diretora médica Drª Elisabeth Dantas.

A APMI vem atuando no município nos últimos três anos, trazendo projetos de humanização e modernização do atendimento no Hospital Municipal, com ações realizadas através da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).