Ato Cívico em Simões Filho Marca 201 Anos da Independência Baiana


Foto: Murilo Silva / Mapele News

Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), realizou nesta segunda-feira (1) o Ato Cívico em alusão aos 201 anos da Independência do Brasil na Bahia. A cerimônia ocorreu no Pavilhão do Fogo Simbólico, no Centro da cidade, em frente à Praça Noêmia Meireles Ramos, e seguiu para o Largo de Pirajá em Salvador, sendo conduzida por atletas da cidade que se revezaram ao longo dos mais de 16 km.

A solenidade homenageia o 2 de julho, data magna da Bahia, que celebra a Independência do estado. Durante o ato, foi acesa a pira municipal, unindo as tochas vindas de Lauro de Freitas e Candeias, e as bandeiras foram hasteadas enquanto a população cantava o hino nacional. Ao término da cerimônia, houve a tradicional troca de gentilezas entre os municípios, com os prefeitos de Lauro de Freitas, Simões Filho e Candeias trocando presentes.

O Fogo Simbólico, símbolo da união entre os povos, percorre cidades-chave da Independência antes de chegar à capital baiana no dia 2 de julho. Saindo de Cachoeira, o fogo passa por Saubara, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Candeias e Simões Filho, chegando a Salvador no ponto máximo das comemorações.

Foto: Murilo SIlva / Mapele News

O presidente da Câmara de Vereadores de Simões Filho, Del, destacou o momento especial em que todas as fanfarras tocaram juntas o Hino da Bahia, 2 de Julho. “O prefeito fez questão de descer e eu também. Percebi aquele momento que passa uma mensagem de unidade entre a Secretaria, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura, trabalhando para o bem da população de Simões Filho. E o resultado desse trabalho são atitudes como essa, de união.

O prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino, também comentou sobre a importância da solenidade: “Na solenidade de 2 de julho, estamos celebrando homens e mulheres que sacrificaram suas vidas para que hoje estivéssemos livres, para que houvesse independência não só na Bahia, mas que consolidasse a independência do Brasil. E esse exemplo, nós temos de multiplicar a cada dia, lembrando o que aconteceu há 201 anos.

Além do prefeito de Simões Filho, a deputada e primeira-dama de Simões Filho, Kátia, o vice-presidente Sid Serra e o presidente da Câmara, Del, também estavam presentes o prefeito de Candeias, Pitágoras, com a primeira-dama, Soraia Cabral, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, além de diversos secretários municipais e vereadores do município, e George Vladmir, gerente de promoção cultural da FGM.

Foto: Murilo Silva / Mapele News

Sobre a Data

O 2 de julho é a data cívica mais importante para a Bahia. Este ano, o estado comemora 201 anos do início do movimento que começou em 1821 e terminou em 2 de julho de 1823, decretando a independência da Bahia durante a guerra da Independência do Brasil. A Independência da Bahia ocorreu quase um ano após a Independência do Brasil, reconhecida em 7 de setembro de 1822.