Atleta de Simões Filho se destaca em circuito baiano de skate 2024


Os campeões baianos de skate na modalidade street, que fará parte dos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028, foram definidos no último final de semana. A grande final aconteceu no sábado (31) e domingo (1º) na Pista de Skate Pública dos Barris, em Salvador. A competição, que movimentou o cenário esportivo nos últimos seis meses, contou com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Realizado e homologado pela Federação de Skateboard do Estado da Bahia (FESEB), o Circuito Baiano de Skate 2024 teve a colaboração da Sudesb e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), através do curso de Educação Física. Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb, destacou o impacto do evento no crescimento da modalidade. “O skate tem conquistado cada vez mais espaço entre os baianos e brasileiros, impulsionado pelo sucesso dos atletas no cenário olímpico. Essa competição não apenas revela novos talentos, mas reafirma o compromisso da Bahia com políticas públicas voltadas ao esporte”, afirmou.

Na categoria feminina, as campeãs foram Valentina Barreto (Lauro de Freitas) na Mirim, Alice França (Simões Filho) na Iniciante e Camilly Victoria (Aracaju-SE) na Amadora. Já no masculino, Antony Ferreira (Ilhéus) levou a categoria Mirim, John Milke (Nossa Senhora do Socorro-SE) venceu na Iniciante, enquanto Thiago Nunes e Jailson Santana, ambos de Feira de Santana, conquistaram as categorias Amador e Master, respectivamente.

O evento contou com a participação de 153 atletas, representando cerca de 20 cidades da Bahia, além de estados como Sergipe, Ceará e São Paulo. Segundo André Borges, diretor de competições da Feseb, o objetivo para 2025 é ampliar ainda mais o circuito, interiorizando o skate e mobilizando novos talentos. Ernesto Belote, coordenador do Circuito, reforçou que o evento segue classificando atletas para competições nacionais, como o Campeonato Brasileiro Amador e Master, em Santos-SP, e o Nacional Sub-16, em Natal-RN.

O circuito deste ano contou com quatro etapas: a primeira em Salvador, na Ribeira; a segunda em Camaçari; a etapa Poçoense, no município de Poções; e a grande final nos Barris, também em Salvador.