Após um excelente trabalho realizado no município, Tenente Bastos se despede da 22ª CIPM de Simões Filho


O cidadão simõesfilhense, Assessor de Comunicação da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e Comandante do Pelotão de Emprego Tatico Operacional (PETO), Tenente Bastos, deixa a 22ª CIPM de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), onde atuou por quatro anos, após um excelente trabalho realizado no município.

Em carta aberta, Bastos se despede, agradecendo aos comandantes da PM, a imprensa e a comunidade pelo apoio, compromisso e engajamento em favor de uma Segurança Pública melhor e avaliou de forma positiva o seu trabalho na cidade.

Atuação na cidade

Em 2015, assumiu o Comando da região de Mapele, Santo Antônio Rio das Pedras e Ilha de São João, onde participou de reuniões com conselho de moradores, ouvindo as demandas da população e traçou, junto ao comandante da unidade, estratégias para combater a criminalidade nas regiões, tendo um retorno positivo quanto à redução dos índices e melhoria na segurança local.

Já em 2017, assumiu a Comunicação Social, seguindo determinação do Comandante da unidade, com a missão de estreitar os laços com a mídia e dar publicidade às ações da Policia Militar de forma que a comunidade fique informada e ciente de toda e qualquer ação da Policia Militar.

Trabalho Social

Mas não faltaram desafios para o Tenente Bastos. Um deles, foi quando ele participou ativamente do projeto “Faça uma criança a ser Feliz”, que, seguindo às diretrizes do comandante, consiste na distribuição de brinquedos em diversos pontos da cidade de Simões Filho, no dia das crianças, desde 2017.

Além disso, demonstrou entusiasmo quando participou da elaboração e aplicação do “Projeto de Participação Escolar”, que, seguindo o contido no Plano de Comando da Unidade, implica na realização de palestras nas escolas de Simões Filho com o intuito de aproximar a comunidade da Policia e evitar a inserção dos jovens no mundo da criminalidade e drogas.

O interesse pelo desenvolvimento de ações sociais veio, sobretudo, quando participou do projeto que proporcionou aos jovens do município uma apresentação do grupo de teatro da PMBA, com uma peça sobre drogas.

Bastos atuou também como instrutor do curso de vigilantes e porteiros, que é proporcionado aos cidadãos simõesfilhenses pela 22ª CIPM, com o intuito de profissionalizar os envolvidos na área. Além disso, participou ativamente de negociações e mediações de conflitos que envolvam manifestações de forma a reduzir os impactos para os cidadãos, bem como no combate ao tráfico de drogas e criminalidade que resulta, certamente, para a melhoria contínua da Segurança Pública e da qualidade de vida da comunidade.

Reconhecimento

Durante o tempo dedicado ao trabalho na 22ª CIPM, Bastos se destaca pela sua extensa atuação profissional. Neste momento, ele se sente realizado, tanto pessoalmente, quanto profissionalmente.

O reconhecimento do seu trabalho iniciou quando recebeu elogio na ficha por ter ajudado a desarticular uma quadrilha de banco, recebeu elogio do Ministério Público por ter participado de uma apreensão de mais de 560 kg de drogas, ambos na região de Simões Filho, recebeu o título Cidadania pelo Grupo Gay do CIA, bem como, além de ter recebido o título de oficial padrão da 22ª CIPM no ano de 2017.

Lema de vida

Bastos veio de uma família humilde, na qual o trabalho se fez necessário para que todos conseguissem obter o crescimento pessoal e profissional, levando sempre consigo o lema de que a “humildade é a essência da vida”.

Leia a íntegra da carta aberta do Tenente Bastos:

Gostaria de agradecer a Deus por ter me dado o direcionamento em todos os momentos vividos, a todos policiais da 22ª CIPM, toda comunidade de Simões Filho e a imprensa Local por terem me acolhido durante esses 4 anos de trabalho, tempo em que pude desempenhar diversas funções, as quais desempenhei sempre com honestidade, transparência e comprometimento, em prol de uma Segurança Pública melhor para o nosso Município.

Hoje, finda-se mais uma etapa em minha vida profissional no nosso Município, sendo que concluo a missão por conta de outros desafios, a convite, que julgo tão importante quanto o que desempenhei até aqui.

Espero ter deixado um legado positivo, principalmente,com a demonstração diuturna de que, com humildade e dedicação, todos nós somos capazes de vencer e superar os diversos obstáculos que surgem no nosso caminho.

Agradeço ao Major Dias, meu comandante e amigo, por toda confiança em mim depositada e pelas mais difíceis missões que me foram atribuídas, através das quais, aprendi muito. O Senhor é um exemplo a ser seguido.

Agradeço aos demais policiais pela amizade sincera, conselhos, orientações e todo o tempo vivido. Vocês contribuíram muito para minha formação profissional.

Agradeço à imprensa de Simões Filho e RMS pelo acolhimento, parceria contínua e compromisso em deixar nossa comunidade informada.

Por fim, agradeço ao povo Simõesfilhense pela confiança, informações, preocupação e amizade a mim dispensadas. Tenham certeza que tenho um carinho enorme pela cidade e sempre ajudarei no que for preciso, afinal, sou um cidadão Simõesfilhense com orgulho.

Deixo hoje a 22ª CIPM com a cabeça erguida e com a certeza de que minha missão foi cumprida em Simões Filho.

Muito obrigado a todos e até logo!

1º Ten PM Bastos