Após criança desmaiar de fome, escola no Distrito Federal volta a oferecer almoço aos alunos


Após uma criança de 8 anos desmaiar de fome dentro da sala de aula, a Escola Classe 8 do Cruzeiro, no Distrito Federal, passou a oferecer na última semana uma refeição adicional aos estudantes, em detrimento da repercussão do caso.

Desde o último dia 21, os alunos do turno vespertino recebem uma refeição salgada assim que chegam ao colégio. Na tarde de ontem (28), por exemplo, as crianças receberam macarrão com frango às 13h30. Às 16h, lancharam pipoca com suco de melão. A informação foi dada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Em resposta ao G1, a secretaria disse que “o cardápio é salgado e variado e atende as recomendações nutricionais estabelecidas no Programa Nacional de Alimentação Escolar”. A merenda das crianças ainda é reforçada por volta das 16h, com o lanche que já era distribuído pela instituição.

A professora Sara Regina Damasceno reconheceu que o comportamento dos estudantes mudou dentro da sala de aula. “Eles chegam às 13h30, deixam a mochila na sala, e já recebem o almoço. As crianças têm gostado muito da comida. Tem criança que repete duas e até três vezes. E, agora, a gente percebe o bom rendimento na sala de aula e a animação deles. A mudança é nítida.”

Questionada sobre o dinheiro investido para ampliar o cardápio dos alunos, a secretaria informou que “não houve custo adicional”, mas a secretária não explicou como conseguiu oferecer o almoço a custo zero.