O Prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino Oliveira, popular, “Dinha”, ao lado da Deputada Estadual, Kátia Oliveira, na noite desta terça-feira (05), prestigiou o Encontro com Artistas e Produtores Culturais, vencedores do Prêmio Josélia Dias. Estiveram presentes também, o vice-prefeito Sid Serra; o secretário municipal de Cultura, Ailton Silva; o presidente da Câmara, Eri Costa e vereadores.
A iniciativa, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), contemplou 123 projetos e foi executada por meio de recursos da Lei Aldir Blanc.
Ampliar políticas públicas de valorização à produção cultural e artística da cidade, além de destacar a importância da cultura na formação da sociedade; ficaram evidenciados na fala do Prefeito Dinha. “A gente não pode deixar de investir na Cultura”, disse.
“Nós iniciamos com recursos próprios com o ‘Projeto Fica em Casa’, que foi um sucesso em um momento difícil de pandemia, mas, graças ao bom Deus, Simões Filho atravessou esse momento com a cabeça erguida. Todos nós lutando, guerreando e fazendo de tudo para que pudéssemos ter um braço amigo aos artistas”, acrescentou ao saudar os artistas presentes no e evento. O ‘Projeto Fica em Casa’ contemplou mais de 50 atrações locais.
Já na expectativa de executar a 2ª edição do Prêmio Josélia Dias, ainda neste ano de 2022, e com recursos próprios do município, na ordem de R$ 600 mil, o chefe do Executivo Municipal atenderá um pedido da Deputada Kátia Oliveira, e neste sentido, ele completou que as ações não param por aí. “Já autorizei ao secretário de Cultura, Ailton, iniciar as obras de requalificação da Secretaria de Cultura que nós vamos dar uma outra dinâmica que irá servir para a expressão do povo”, revelou.
Ainda de acordo com o gestor municipal, a requalificação da Secretaria Municipal de Cultura, vai contemplar a Praça da Capoeira, além disso, a Rua em que foi realizado o evento “Beco Cultural”, vai tornar um espaço permanente para expressão da Cultura no município.
O Prefeito Dinha garantiu uma nova estrutura e espaço para os artistas da cidade. “Assim como o Mercado Municipal e a UTI, eu quero dizer aos senhores e senhoras que defendem e amam a cultura: nós vamos entregar o Centro Municipal de Cultura até o término do nosso governo e isso é um compromisso nosso. Eu não saio da Prefeitura, sem inaugurar esse Centro Municipal de Cultura”, enfatizou.
Durante o anúncio, ao ser interpelado por uma artista local, que fez questão de salientar: “eu vou cobrar”, logo em seguida, Dinha respondeu: “pode cobrar porque sou um prefeito apaixonado por cobradores e cobradoras, quanto mais cobram, mais eu trabalho”.
No encontro, artistas realizaram apresentações culturais de música, declamação de poesia, roda de capoeira, dança, exposição de artes plásticas, cartoon, dentre outros.
Conteúdo e redação Rede Imprensa
Deixe seu comentário