Anvisa autoriza e 1º teste rápido de Zika será produzido em Simões Filho pela Bahiafarma


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autorizou o registro necessário para a Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma), localizada no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador iniciar a produção e comercialização do “primeiro teste rápido para a detecção do vírus Zika no país”.

De acordco com a  Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) será o primeiro teste diagnóstico feito sem a participação da Fiocruz e será realizado em parceria com a empresa sul-coreana Genbody Inc., que não só confirma o diagnóstico, mas também contribui para o mapeamento das ocorrências do vírus.

Ainda de acordo com a Sesab, os trabalhos em torno do teste foram iniciados no primeiro semestre do último ano. A liberação deve ser divulgada na próxima segunda-feira (30) no Diário Oficial da União.

A autorização também teria sido solicitado pela Fundação Oswaldo Cruz, mas a Bahiafarma conseguiu a autorização pela Anvisa. O Governador Rui Costa comemorou a conqsuita.

É com orgulho que anuncio que o teste rápido da Zika, desenvolvido pela Bahiafarma foi aprovado e poderá ser utilizado no país inteiro para ajudar a enfrentar essa perigosa doença”, declarou.

A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) é um laboratório farmacêutico público, que tem por objetivo desenvolver e fornecer produtos, serviços e inovação tecnológica para a saúde pública do país e visa minimizar a dependência de importação de produtos e tecnologia, atuando de forma competitiva e econômica para o Sistema Único de Saúde (SUS).