Alencar rebate Dinha e o chama de mentiroso, “ele foi secretário de Administração na época e sabe de tudo”


O ex-prefeito de Simões Filho, Eduardo Mendonça de Alencar esclareceu o pronunciamento do atual prefeito Diógenes Tolentino ao apresentar a situação financeira do município nos últimos meses.

Em entrevista concedida na manhã desta quarta-feira (12), ao radialista Jairo Mascarenhas, na rádio Simões Filho FM 87.9,

Em seu relatório, Dinha firmou que em 8 anos a antiga administração municipal acumulou uma dívida no valor de 300 milhões de reais, que de acordo com o ex-prefeito Eduardo Alencar a informação não condiz com a verdade.

 “Eu assumi a prefeitura em 2009, e a prefeitura já tinha uma parte da dívida que ele falou aí. Mas só que ele esqueceu de dizer e anotar que durante o período da administração dele Diógenes Tolentino e de Edson Almeida, ele trabalhou os quatro anos sem pagar a previdência. Edson Almeida está aí hoje vivo, pra você convocar ele aí pra confirmar ou não”.

Eduardo contou que o prefeito Dinha inclusive tem conhecimento de todos os fatos porque foi secretário de administração na época.

“Em 2004 quando eu saí da administração a prefeitura devia 9 milhões de reais já negociados. em 2009 quando eu reassumi e fui fazer uma auditoria, descobri que havia uma dívida referente ao período de 2005 a 2008 da gestão de Edson Almeida, que simplesmente não pagava nada. Dinha sabe disso porque ele foi secretário de administração, ele tem conhecimento disso aí” afirmou ele.

Eduardo continuou a dizer que o antigo gestor utilizava da justiça para não quitar a dívida. “Na própria previdência existe uma liminar deles. Quando ele entregou a dívida em 2008 existia um passivo enorme com a previdência que está sobre juros na justiça, que ele entrava com a liminar e não pagava”, revelou.

Conforme colocado por Eduardo o valor total se soma a dívidas antigas, e também ao valor adquirido na gestão de Edson e Dinha que acumularam naquela época um montante de 84 milhões de reais em liminar na justiça, que com mais 38 milhões declarados chegou a 122 milhões.

“A dívida que estava na justiça sobre liminar sem pagar ele não botou. Então ele omitiu e está registrado hoje nos jornais do INSS, é só pedir os extratos. Eu tenho todos os documentos que em 2009 quando eu assumi mandei juntar toda dívida de Dinha, que estavam sobre liminar na justiça”, declarou Alencar.

Eduardo explicou ainda que as dívidas antigas desde 1997 da prefeitura, da empresa Courb e da Câmara de vereadores foram unificadas em sua gestão, para serem negociadas através do Programa Refis.

“A dívida existe sim, no valor de 290 milhões por aí, mas é desde 1997, inclusive da câmara de vereadores, que nós unificamos todas as pendências do município de Simões Filho em 2009/2010, e vinha pagando mês a mês 1% pelo programa Refis”, concluiu.

Segundo Eduardo, o que é inaceitável é o atual gestor atribuir a ele toda a responsabilidade sobre a dívida e tentar denegrir sua imagem.

“O que eu não posso ficar calado e aceitar é ele querer transferir para minha responsabilidade como seu eu tivesse adquirido uma dívida de 300 milhões em 8 anos de administração, que é um verdadeiro absurdo, uma verdadeira mentira ele ficar falando isso aí. Estou aqui a disposição de qualquer órgão de controle pra mostrar a verdade, agora querer atribuir a mim uma divida de 300 milhões em 8 anos é uma grande irresponsabilidade, porque havia vereadores e pessoas idôneas lá assistindo, pra ele querer transformar um fato que não é verídico, tentando denegrir a minha imagem e minha administração.

Sobre a postura dos vereadores da sua base diante da administração atual, Alencar informou que orientou os edis a trabalhar em favor da prefeitura, independente do partido político, para que a cidade continuasse a crescer.

O ex cacique também fez questão de lembrar que as obras das Unidades de Saúde apresentadas por Dinha foram iniciadas na sua antiga gestão, e inclusive a IPQ Engenharia, responsável pelas obras, é a mesma empresa contratada anteriormente.

Também foi dito por Alencar que o que está funcionando hoje no município é fruto de sua administração, como o Hospital Municipal, a UPA 24h e a maioria das escolas municipais.