Ação participativa promoverá Ouvidoria nos bairros de Simões Filho


O Ouvidor Geral de Simões Filho, Fábio Prado, há cerca de 60 dias como interlocutor dos cidadãos e à Prefeitura; explicou que o órgão é de extrema importância para a população ter acesso as ações realizadas pela Administração Pública por meio de sugestões, reclamações, solicitações ou sobre a prestação de algum serviço. Para ampliar e facilitar o acesso às denúncias e pontuar melhorias na gestão pública, a perspectiva é que no próximo mês seja criada a Ouvidoria nos Bairros.

A Ouvidoria nos Bairros, ação vista como prioritária por Fábio Prado, visa ampliar o conhecimento dos cidadãos sobre seus direitos e consequentemente promover a qualidade da gestão pública, além de fortalecer a democracia. O mecanismo de participação social zela pela promoção da transparência pública e cumprimento a Lei de Acesso à Informação (LAI).

A ação que deverá garantir melhor acesso aos cidadãos simõesfilhenses, em sua etapa inicial; mobilizará líderes das comunidades, instituições religiosas e associações para em harmonia participarem na divulgação por meio de um cronograma nos bairros do município.

O papel da Ouvidoria

Entre as tarefas da ouvidoria, estão: assegurar os direitos do cidadão; responder com clareza a todas as informações solicitadas e orientar sobre como proceder para solucionar o problema, se não puder atender a solicitação.

Par a equipe de reportagem do ‘Mapele News’, Fábio Prado esclareceu o papel da ouvidoria e externou sua preocupação em garantir melhor acesso ao serviço. O setor recebe, analisa e procura encaminhar os elogios, dúvidas, sugestões e reclamações às Secretarias e demais unidades gerencias e recomenda medidas possíveis para solução ou prevenção de falhas.

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Ouvidor Geral de Simões Filho, Fábio Prado

De acordo com ele, após a mensagem ser respondida pela Secretaria ou Órgão denunciado, a ouvidoria comunica o parecer ao manifestante, funcionando como um canal mais humano de interlocução com o público. A resposta pode ser efetuada por correio eletrônico, telefonemas ou pessoalmente.

“Temos uma responsabilidade respaldada com a Lei de Informação e estamos de portas abertas para atender qualquer tipo de denúncia da população junto ao poder público”, disse.

Ainda de acordo com Prado, após o órgão estabelecer contato com a Secretaria ou outro setor envolvido na denúncia ou reclamação, o responsável pela pasta tem até 20 dias para dar respostas à Ouvidoria Geral que encaminhará o feedback ao denunciante. Além da Ouvidoria Geral, as Secretarias de Educação e Saúde possuem um Ouvidor cada.

Como a população pode fazer sua crítica/denúncia/solicitação ou sugestões e elogios

A Ouvidoria Geral de Simões Filho pode ser acionada pelos seguintes canais de atendimento:

Correio Eletrônico: [email protected]

Telefone: 0800 09 50 555 / (71) 3298-2190

A sede da Ouvidoria Geral do município de Simões Filho fica no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico localizada no centro da cidade, em frente à Câmara de Vereadores.