Simões Filho registrou um momento histórico para a juventude da cidade situada na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Os primeiros vereadores jovens do município tomaram posse na manhã desta quarta-feira (08). A solenidade contou com uma caminhada iniciada em frente à Paróquia São Miguel de Cotegipe, na Praça da Bandeira, onde os 19 jovens vereadores foram recepcionados pelo prefeito Diógenes Tolentino; vice-prefeito, Sid Serra; a deputada estadual Kátia Oliveira; presidente da Câmara, Orlando de Amadeu, vereadores e logo após partiram rumo ao Plenário da Câmara.
Com a presença de autoridades municipais, a visita do vereador Leonardo Montenegrodo município de Butiá, estado do Rio Grande do Sul, professores, familiares e estudantes, os selecionados na primeira edição do “Programa Jovem Vereador”, discursaram, fizeram o juramento e assinaram o termo de posse.
O Programa Jovem Vereador foi lançado pelo Executivo Municipal no dia 14 de março de 2019, através da Lei Municipal de nº 1106/2018, de autoria da ex-vereadora e atual deputada Kátia Oliveira (MDB).
Durante pronunciamento, o prefeito Dinha Tolentino se congratulou com todas as autoridades, em especial com o vereador da cidade de Butiá, no Rio Grande do Sul, Leonardo Montenegro, pioneiro do “Programa Jovem Vereador” no Brasil. “Hoje é um dia muito especial porque estamos introduzindo e implantando um projeto que tem um valor moral, educativo e principalmente pela construção do conceito de cidadão e hoje é um dia especial porque podemos ouvir de uma forma tão clara, um visitante de um estado importante, da cidade de Butiá no Rio Grande do Sul porque é importante ouvir de forma clara a imagem que ele leva e a imagem que está sendo construída no nosso município para o Brasil”, comemorou.
“Estamos plantando uma semente de qualidade porque é essa juventude que vai fazer futuramente uma cidade melhor”, acrescentou Dinha Tolentino.
O programa tem por finalidade promover a consciência política nos jovens, além disso,“a valorização de políticas públicas para a Juventude pelo Executivo Municipal, liderado pelo prefeito Dinha Tolentino, tem o intuito de contribuir para a formação cidadã e estimular o protagonismo e a participação da juventude não somente na política, mais em diversas áreas da sociedade”.
Durante o ato de posse, a visualização de um futuro grandioso, através dos pronunciamentos dos jovens vereadores, emocionou diversas pessoas que lotaram a galeria da Câmara Municipal. Os primeiros participantes do “Programa Jovem Vereador”, foram selecionados, após vencerem o concurso de redação cujo tema abordou: “Qual é a minha importância para a construção do futuro da minha cidade?”. Cerca de 500 alunos inscritos, entre 13 a 17 anos participaram das etapas de seleção.
O superintendente de Juventude, Matheus Bacelar, ex-Jovem Senador, exemplo de força e inspiração aos primeiros jovens vereadores de Simões Filho, ao fazer uso da palavra celebrou o avanço de políticas públicas para o público jovem. “Nós estamos vivenciando em dois anos de governo e são 11 iniciativas já disponibilizadas para a juventude desta terra e isso precisa ficar muito gravado em nossas mentes, não como um pontapé, mais como um salto muito grande em relação a outros municípios”.
O vereador Leonardo Montenegro, da cidade de Butiá, no Rio Grande do Sul, presente no ato de posse, em agradecimento, mencionou o nome da deputada estadual Kátia Oliveira por ter acreditado no Programa Jovem Vereador e disse ter ficado encantado com Simões Filho.
“Pra mim é uma honra muito grande estar em Simões Filho. Estou muito encantado com a cidade e a acolhida da população de Simões Filho. Vocês são extremamente acolhedores e carinhosos, e isso é uma virtude que não se compra e não se forma, isso é cultura, isso é virtude”, declarou.
Os Jovens Vereadores receberão uma premiação de cunho cultural e lazer e materiais pedagógicos para apoio em sua formação cidadã, além disso, o Executivo Municipal vai disponibilizar uma bolsa no valor de R$ 724,00.
CONFIRA A RELAÇÃO DOS 19 JOVENS VEREADORES
1º Ryan de Souza Cadete – Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon; orientadora Ednalva Borges
2º Jonathas Almeida – Colégio Maria José CEMAJ; orientadora Suely Ravazzano
3º Dâmaris Santos Borges – IFBA; orientador Ivo Falcão
4º Matheus Andrade – Colégio Maria José CEMAJ; orientadora Suely Ravazzano
5º Pâmela Suellen Santos – Escola Municipal União da Bahia; orientadora Lívia
6º Iago Santos Alves – CEEP – Irmã Dulce; orientadora Ivonete Rosa de Jesus
7º Verena da Silva Conceição Lima – Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon; orientadora Soraya Coelho
8º Micael do Carmo – Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon; orientadora Dilzete Aguiar
9º Sani Araújo Souza – Colégio Positivo; orientadora Ane Mascarenhas
10º Gabriel Alexandre Araújo Silva da Silva – MULTIMÉDIO; orientador Vinicio Lima
11º Wadson Daniel Lima – Escola Flordenice da Costa; orientadora Ádila Anne
12º Jemima Amana Dessa – CEEP- Irmã Dulce; orientador Darlan Silva
13º Lucas Barros Silva – Escola Municipal Georgina Souza Simões; orientadora Jeanne Pedreira Evangelista
14º Ariane Santos Gomes – CEEP – Irmã Dulce; orientadora Nicoly Lima
15º Evanilson de Jesus dos Santos – Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon; orientadora Sirliane Almeida Silva
16º Jaylle de Carvalho – Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon; orientadora Rebeca Monteiro
17º Rayne Santos da Silva – Colégio Maria José CEMAJ; orientadora Suely Ravazzano
18º Joyce de Araújo Souza – MULTIMÉDIO; orientador Ulisses Macedo
19º Jaqueline Kelly Reis de Jesus – Centro Comunitário Nossa Irmã Dulce – CCNID; orientadora Ângela
Deixe seu comentário