Câmara aprova lei que cria o Dia do Vaqueiro em Simões Filho


Foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária no final da tarde desta terça-feira (19), na Câmara Municipal de Simões Filho, o Projeto de Lei Nº 021/2018, que institui no âmbito do território do município, o Dia do Vaqueiro a ser comemorado anualmente no dia 30 de agosto.

A data será comemorada com atos religiosos, programação cultural, cavalgada e vaquejada. O Projeto de Lei é de autoria do vereador Adailton Santos de Andrade, popular “Caçambeiro” (PRP).

Para o vereador republicano, o motivo da proposição não é outra, senão homenagear o vaqueiro, uma figura representativa da cultura brasileira, especialmente no Sertão Nordestino.

“O dia do vaqueiro não é só uma pratica de esporte de cavalgada, nosso município era muito faminto de corrida de prado e argola que acabou, mas eu tive o prazer de participar de todos eles, inclusive Vaquejada. Hoje no município tem muitos criadores de cavalo e outros animais, por isso, a modalidade é importe também para a economia”, defendeu Caçambeiro.

Ainda de acordo com ele, os vaqueiros também trazem empregos para o município.

“A prática também traz bastante renda para a cidade, haja vista que existem muitas casas de rações para os animais e os criadores contratam pessoas para cuidar dos animais, trazendo assim emprego e renda para município que precisa ter um olhar mais amplo para essa modalidade. Em outras cidades existem campeonatos nessa pratica de esporte e vêm pessoas de outros estados participarem”, acrescentou o propositor do Projeto de Lei.

“Peco a deus que o Executivo Municipal abrace essa causa”, solicitou o vereador Adailton Caçambeiro.