Vereadores de Simões Filho deverão votar mudança de horário para sessões ordinárias da Câmara Municipal das 17h para às 9h


Na próxima terça-feira (19) a sessão ordinária da Câmara Municipal de Simões Filho, deve votar a mudança de horário das sessões que atualmente acontecem às 17h, para um novo horário, às 9h. O objetivo é aumentar a participação e a interatividade da Casa com a população.

Alguns vereadores que observam a baixa participação de munícipes durante as sessões, sugerem que o medo de assaltos ou outros problemas relacionados à segurança podem ser determinantes para o não comparecimento dos moradores da cidade à Casa, e isso pelo fato de muitos morarem distantes da região central.

A equipe do Mapele News conversou com algumas pessoas que afirmam que o horário atual tem sido muito melhor, outros dizem até que tem vontade de participar, mas por conta da distância ficam impossibilitados. Outros munícipes alegam que alguns vereadores não estão interessados se é às 9h ou às 20h, se acaba cedo ou tarde. “Eles têm condução e não precisam pegar ônibus, eles não se preocupam com o horário, com a nossa segurança, e nós queremos participar, mas ficou difícil”, disse uma senhora que preferiu não se identificar.

Por outro lado parte dos consultados, acredita que se aprovada a mudança, seria uma clara demonstração por parte dos parlamentares de preocupação com o povo, até mesmo porque a Casa é do Povo.

Alguns vereadores revelaram a nossa equipe de jornalismo que a falta de participação popular se dá pelo horário de início das sessões, pela distância, entre outros fatores. Em contraponto, boa parte dos parlamentares defendem a permanência do horário atual, pelo fato de ser um horário condizente ao fim do expediente de muita gente, assim, os moradores podem participar após o trabalho.