Eleitores prioritários reclamam da dificuldade em realizar cadastramento biométrico em Simões Filho


O serviço prestado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para o recadastramento biométrico na zona eleitoral de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), está causando transtorno aos munícipes.

A dificuldade para a realização da biometria ou outros serviços como mudança de zona eleitoral, tem gerado uma série de reclamações por parte da população, especialmente pessoas com idade avançada, gestantes e até deficientes físicos, segundo relato do repórter Valfredo Silva. São distribuídas 60 fichas normais e 10 prioritárias sendo que, as fichas sao entregues a partir das 8 horas da manhã.

Nesta terça-feira (13), leitores do site Mapele News enviaram diversas mensagens para a nossa equipe através do WhatsApp falando sobre a dificuldades e relataram que estão chegando cedo, 4 horas da manhã e mesmo assim as vezes não conseguem o objetivo.

De acordo com um morador que não quis se identificar, desde dezembro do ano passado, vem tentando realizar além do agendamento, o cadastramento e não consegue. “Quando a gente entra no site do TRE as vagas aparecem como esgotadas dai quando chegamos aqui cedo a mesma coisa, pessoas que tem prioridades e chegam cedo não conseguem acho que o nome prioridade, é prioridade, e tem que ser respeitada”, salientou o morador.

“As pessoas estão comedo de arrastão assalto por causa do horário que estamos expostos; finalizou”.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), convocou na última segunda-feira (5), de novembro, eleitores de Simões Filho e 37 municípios baianos para realizarem o cadastramento biométrico obrigatório. São obrigados a fazerem todos os eleitores, inclusive aqueles que o voto é facultativo, mas desejam continuar a exercer o seu direito (analfabetos; eleitores com idade entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos de idade).

O cidadão que não atender à convocação da Justiça Eleitoral terá o título cancelado e não poderá, por exemplo, obter passaporte, tomar posse em concurso público, renovar matrícula em instituição de ensino, entre outros impedimentos previstos no art. 7º do Código Eleitoral.  o cadastramento vai ate 22 de fevereiro de 2019

A nossa equipe tentou entrar em contato com o órgão para saber o posicionamento, mas ainda não obteve êxito.