Em celebração aos 57 anos de emancipação política do município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a população local será contemplada com uma vasta programação que começará nas primeiras horas da manhã do dia 07 de novembro e se estenderá até a madrugada.
Os festejos serão iniciados com a tradicional Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz São Miguel de Cotegipe, seguida do cortejo cívico pelas ruas da cidade. Também não poderia deixar de acontecer à festa aberta a toda a população na Praça da Bíblia, com a participação de bandas consagradas da música brasileira.
De acordo com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, já estão confirmados para tocar no evento as bandas. É o Tchan, Devinho Novaes, Sertanejada, Thiago Sann, Quebra e Samba e Nascente do Guetto.
Simões Filho é um importante município da RMS que possui um dos mais importantes pólos industriais da Bahia, o Centro Industrial de Aratu (CIA), que coloca a cidade entre as seis primeiras economias da Bahia. Atualmente com 140 mil habitantes, a cidade recebeu este nome em homenagem a Ernesto Simões Filho, um influente político e jornalista baiano.
Simões Filho 57 anos
Água Comprida, assim era conhecido o distrito da Capital Baiana que tinha como principal atividade o cultivo da cana-de-açúcar, um lugarejo simples que foi emancipada em 07 de novembro de 1961 e que completa neste no dia 7 de novembro, 57 anos de luta, presença colonialista portuguesa e grandes feitos.
Após o período de hegemonia do cultivo da cana-de-açúcar que aconteceu entre os séculos XVI e XVII, o distrito de Água Comprida passou a desenvolver atividades relacionadas aos “bois de moenda” que consiste no uso de boi para moer a cana extraída do solo.
O processo de emancipação política só foi iniciado em 1960, quando um grupo de moradores se reuniu, liderado pelo senhor Walter José Tolentino Álvares para tratar sobre problemas comunitários. A partir daí foram intensificadas ações que culminaram na emancipação da localidade em 1961.
Deixe seu comentário