Simões Filho: Prefeitura realiza penúltima ação do Programa Jovem Ambientalista


Na edição desta semana do Programa Jovem Ambientalista, da Prefeitura de Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), aplicado através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), os alunos visitaram uma Área de Preservação Ambiental (APA).
Durante a ação, os alunos das escolas Péricles Reni de Souza, Dom Francisco Leite, Maria Quitéria e Diácono Fernando Brito, puderam conhecer a nascente do Rio Joanes Ipitanga, situada nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), na Pitanguinha.
 .
“É importante aproximar os jovens, que são ferramentas multiplicadores de informações, do meio ambiente. Essa visita fortalece e intensifica o trabalho que vem sendo feito nas escolas, com o objetivo de despertar o interesse pela adoção de medidas que promovam a preservação do meio ambiente, por exemplo”, pontuou o prefeito Dinha Tolentino.
O Rio Joanes nasce, no município de São Francisco do Conde, Recôncavo, chega na Praia de Buraquinho, na divisa entre Camaçari e Lauro de Freitas, e atravessa Camaçari, Simões Filho, São Sebastião do Passé, Candeias e Dias D’Ávila. Nas localidades, é registrado também, remanescentes de Mata Atlântica, manguezais, restingas, dunas e cerrados.
 .
O projeto cumpre um papel social, que visa despertar, em especial na juventude, o olhar crítico, cuidadoso e criativo para a construção de novas metas e políticas públicas que contribuam para conscientização da população e preservação do meio ambiente.
 .
Para a realização das atividades, a Sejuv conta com o apoio das Secretarias de Cultura (Secult), Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Educação (Semed), Procuradoria Jurídica (Projur), Superintendência de Planejamento (Suplan) e Assessoria de Comunicação da Prefeitura (Ascom).